Comoção marca sepultamento de Dercy Gonçalves em Santa Maria Madalena

quarta-feira, 23 de julho de 2008
por Jornal A Voz da Serra

O município vizinho de Santa Maria Madalena parou ontem, 22, para o enterro de sua filha mais ilustre. A comediante Dercy Gonçalves foi sepultada por volta das 13h, após uma série de homenagens que culminaram com a apresentação da bateria da Unidos da Viradouro, escola que contou a vida da atriz no carnaval de 1992. O corpo foi enterrado no cemitério municipal, onde fica o mausoléu em forma de pirâmide que Dercy mandou construir há cerca de 15 anos.

Para os moradores de Madalena, o último adeus à comediante ficará marcado na memória. Por uma coincidência, o enterro aconteceu no dia de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade, o que tornou ainda mais emocionante a despedida da célebre madalenense. O carinho pela atriz era visível em todos os cantos do município. Faixas com frases de admiração ou com fotos de Dercy foram penduradas nas janelas das casas. Moradores e fãs, emocionados, encheram as calçadas durante todo o percurso do caixão que levou o corpo da atriz até o cemitério público. “A perda de Dercy para nós é incalculável. Além de ter sido uma grande atriz, ela ajudou a promover a nossa cidade. Ela sempre estava aqui, nunca se esqueceu de nós”, disse o aposentado Hugo Martins Bizzo, 77 anos.

 

Há um mês, atriz recebeu homenagem de Fausta Sidoni pelos seus 101 anos

 

Conforme declarou o aposentado Hugo Bizzo, Dercy nunca esqueceu de sua terra natal, que visitava com freqüência, participando de eventos e comemorações. A comediante também era figura admirada e querida dos friburguenses, já que costumava passar por Nova Friburgo nas suas viagens a Madalena. Em junho do ano passado, por ocasião das comemorações de seu centenário, Dercy inaugurou uma exposição no Friburgo Shopping com roupas, fotos e documentos de sua vitoriosa carreira.

Há um mês, em comemoração do aniversário de 101 anos, Dercy também esteve em Madalena, participando de uma ampla programação festiva promovida pelo município. Um dos destaques foi a exposição de quadros que a artista plástica Fausta Giusti Sidoni preparou especialmente para a data. Intitulada Homenagem a Dercy, a mostra foi aberta oficialmente pela artista, que recebeu de presente uma pintura de seu rosto, quando mais jovem, feita por Fausta. “Já admirava o trabalho dela como artista, mas fiquei encantada com seu lado humano”, elogiou Fausta ao fim da exposição, que esteve em cartaz dias 21 e 22 de junho nas dependências do antigo Hotel Brasil.

 

Comediante teria, de fato,

103 anos de nascimento

 

Nascida em 23 de junho de 1907, Dolores Gonçalves Costa era uma das personalidades mais irreverentes do país, dentro e fora dos palcos. Pela certidão de nascimento eram 101 anos de idade. Pelas contas da própria Dercy, ela teria 103 anos, pois havia sido registrada com atraso.

Depois de sobreviver à tuberculose e de se curar de um câncer, a atriz costumava brincar sobre a proximidade da morte: “Só vou morrer quando eu quiser”. Às 16h45 de sábado, 19, a comediante morreu no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada do próprio sábado com um quadro de pneumonia grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Cesar Maia, decretaram luto oficial no estado e na cidade em homenagem à atriz. O prefeito de Santa Maria Madalena, Clementino Conceição, também decretou luto de três dias e suspendeu os festejos pelo aniversário da padroeira do município. Foram mantidas apenas as missas e procissões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade