Como separar uma briga entre cachorros

Jogar água fria, gritar, bater nos bichos? Nada disso é recomendado quando eles partem para a briga
sábado, 08 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Karen Arnold)
(Foto: Karen Arnold)

Pesquisas recentes revelaram que hoje em dia há mais animais domésticos nos lares brasileiros do que crianças. Causou espanto. Em Friburgo é até comum pessoas terem mais de um cachorro em casa. E quando as brigas entre os animais acontecem, a maioria das pessoas não sabe como reagir, o que fazer nessas ocasiões.

Geralmente durante uma briga de cachorro os donos ficam nervosos, gritam com os bichos, tentam separá-los à força, puxando-os para trás, jogam balde de água, ou pior, batem neles com cabos de vassoura ou similares. Nada disso adianta. Pelo contrário, acaba machucando ainda mais os cachorros, e às vezes até os donos saem feridos também.

Daí a importância de adestradores profissionais para orientar os donos de animais e ensinar seus métodos, baseados em firmeza e carinho, sem abrir mão de métodos mais intensos caso seja necessário. “Agressão jamais”, enfatiza o prestigiado adestrador mexicano Cesar Millan, O Encantador de Cães, radicado nos EUA. Millan comandou um programa idealizado por ele para a televisão americana, com altos índices de audiência, até 2012.
 
Confira as dicas de Cesar Millan:

* Em primeiro lugar, em caso de comportamento agressivo entre cães, tente se antecipar para evitar que eles briguem.
* Caso não consiga, mantenha a calma — o seu nervosismo só irá aumentar a intensidade da situação — e observe qual cachorro está mais agressivo. É nele que você deve focar.
* Segure-o pela coleira pelo topo e puxe-o para cima — e jamais para trás, pois o cachorro interpretará o gesto como antagonismo e ficará ainda mais agressivo. Já puxar para cima é visto como uma atitude de um ser humano.
* Se ele permanecer com os dentes trincados, mordendo o adversário, uma maneira de fazê-lo abrir a boca é apertando o tórax.
 
Quando conseguir encerrar a luta, mantenha os cachorros separados a certa distância até que eles se acalmem. E, principalmente, de tal maneira dispostos que não possam olhar um para o outro. Então, relaxe, porque cachorros esquecem fácil. De tal forma, que logo eles se acalmam e você, também já aliviado, pode ir se aproximando e sem pressa promover a paz entre eles. Uma última dica, mas não menos importante: não deixe os cachorros separados por muito tempo depois de uma briga. Esse distanciamento vai alimentar a noção de domínio de território. Apaziguar e reaproximar os brigões é fundamental.

O show de Millan

O Encantador de Cães, em sua versão original, foi exibido pela última vez no final de 2012, nos Estados Unidos. No entanto, o programa é exibido até hoje em muitos países, inclusive no Brasil, pelo canal pago Animal Planet. No ano seguinte, em 2013, Millan estreou uma nova produção, desta vez, na NatGeo, voltado para a adoção de cães: é O Melhor Amigo do Cão.

Para quem não conhece e quer conhecer, dias e horários da série "O Encantador de Cães", no canal Animal Planet:
Hoje, 7 de agosto de 2015, 18h35, Fobia de Cão;
Segunda, 10, 18h35, Lótus;
Terça, 11, 18h35, Sandi; 21h25, Cães que Brigam;
Quarta, 12, 02h40 e 11h30, Cães que Brigam; 18h35, Apollo;
Quinta, 13, 13h25 e 18h35, Cães que Brigam;
Sexta, 14, 18h35, programa não divulgado.

Leia aqui, em inglês, o artigo original do blog de Cesar Millan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: briga | cachorro | cães
Publicidade