Comitê da Saúde apura irregularidades na folha de pagamento do Raul Sertã

​Horas extras de 29 profissionais da Saúde e Administração estão em análise
segunda-feira, 03 de abril de 2017
por Karine Knust
Hospital Municipal Raul Sertã (Foto: Henrique Pinheiro)
Hospital Municipal Raul Sertã (Foto: Henrique Pinheiro)

O Comitê de Gestão da Saúde está investigando possíveis irregularidades na folha de pagamento de servidores do Hospital Municipal Raul Sertã. A informação foi divulgada pela prefeitura neste fim de semana. Ao todo, 29 profissionais estão com seus contracheques em análise. De acordo com o governo, a iniciativa faz parte de uma série de ações para apurar questões envolvendo recursos públicos e operacionalidade da estrutura funcional e administrativa da Saúde municipal.

Ainda de acordo com o Executivo, a busca de divergências na folha salarial pelo departamento de Recursos Humanos da secretaria municipal de Saúde começou no início deste ano. Para auxiliar nesta questão, em março foi implementado um controle de ponto dos funcionários do hospital. A medida teria possibilitado a identificação de divergências nas horas extras de alguns profissionais.

“Há muitas informações truncadas e não condizentes no que se refere aos servidores do hospital, a exemplo de médicos com dois vínculos e jornada regular de 240 horas, mas apresentando hora extra no valor de R$ 1.613,70, sem sequer comprová-los”, informou a pasta através de nota, acrescentando que “o mesmo ocorre com alguns técnicos de enfermagem e funcionários administrativos do Raul Sertã”.

De acordo com o Comitê, há profissionais com jornada de 596 horas mensais constando trabalho em 25 dos 30 dias do mês — ou seja, para cumprir todas as horas da jornada nos dias citados, o funcionário precisaria cumprir plantão de 24 horas de forma ininterrupta, durante todo o mês.

Em nota divulgada à imprensa, a secretaria de Saúde ainda reforçou que as horas extras em análise referem-se a 29 profissionais em um quadro de 900 funcionários do hospital. “O Comitê esclarece que, após a apuração e comprovação da jornada efetivamente trabalhada (plantões e horas extras), serão realizados os pagamentos correspondentes por meio de folha suplementar”.

O período em que as supostas irregularidades foram realizadas não foi divulgado, e a prefeitura ainda não se pronunciou sobre quais medidas serão tomadas caso estas irregularidades sejam comprovadas.

Controle de ponto

O sistema de marcação de ponto no início e término de expediente dos funcionários do Hospital Municipal Raul Sertã foi implementado no dia 1º de março. De acordo com o município, a novidade, que vem sendo acompanhada pelo Comitê de Gestão da Saúde desde então, faz parte do processo de modernização e melhoria no atendimento do hospital. O processo de controle de ponto ainda deve se estender a toda a rede hospitalar e de atenção básica do município.

O sistema funciona no corredor da direção do hospital, todos os dias da semana, das 6h às 21h. Uma equipe vinculada à secretaria municipal de Saúde acompanha diariamente a entrada e saída dos servidores, que deverão informar também os extras trabalhados. A cada 24 horas esses dados são auditados com base nas escalas de trabalho da unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Municipal Raul Sertã
Publicidade