Começam nesta segunda as aulas do Projeto Solução na Praça CEU

Obras do espaço de atividades esportivas e culturais ficaram paralisadas durante quase quatro anos
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
Prefeito Renato Bravo e comandante Hespanha ao lado dos alunos do projeto (Foto: Divulgação)
Prefeito Renato Bravo e comandante Hespanha ao lado dos alunos do projeto (Foto: Divulgação)

Após alguns anos sem avançar, as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU, na Via Expressa, no bairro Olaria, entraram na fase final da construção. O espaço, que ficou abandonado durante quase quatro anos, começará a receber atividades na próxima segunda-feira, 23. E, fazendo jus a sua importância para a sociedade friburguense, o Projeto Solução será o primeiro a utilizar as instalações. 

Criado com o intuito de oferecer a crianças, jovens e adultos aulas gratuitas de judô, a iniciativa foi idealizada pelo comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha. Segundo ele, a nova sede traz muitos benefícios ao projeto. “Nesse espaço, de 220 metros quadrados — com um tatame de 160 metros quadrados — poderemos oferecer aulas de mais qualidade. A nova localização também é um ponto positivo. Aqui é mais acessível do local onde funcionávamos. Além disso, os alunos poderão usufruir de todas as demais atividades, da biblioteca e da sala de informática, por exemplo”, disse ele.  

Ainda segundo Hespanha, o convênio com a prefeitura não foi formalizado, mas o espaço já foi concedido pelo governo municipal. “A ideia é que possamos ampliar este projeto e estar num local dedicado à cultura e ao esporte torna isso mais fácil e possível”, destacou. Na tarde da última quinta-feira, 19, o prefeito Renato Bravo visitou a Praça CEU e o novo espaço do Projeto Solução. 

O Projeto Solução

O Projeto Solução existe há cerca de dez anos e contempla friburguenses de diversos bairros, sendo a grande maioria da comunidade onde está sediado o trabalho. As aulas do Solução ocorriam na Rua Odenir Pinheiro, 20, na antiga fábrica Hak, em Olaria. Por conta do grande destaque em Nova Friburgo, o projeto ganhou um segundo polo em Bonsucesso, Teresópolis, há cerca de dois anos.

Além das aulas gratuitas, os inscritos recebem quimono e lanche após os treinamentos. Todo o material é doado por empresas e instituições que apoiam a iniciativa. O pré-requisito para as crianças é estar na escola ou ingressando em alguma instituição de ensino.

A Praça CEU 

A Praça CEUs, por sua vez, começou a sair do papel em 2012. O projeto original prevê teatro com 60 lugares, galeria de artes, sala de inclusão digital (que poderá ser de cinema e animação); ginásio de esportes e sala de leitura, entre outras, como do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Ponto de Cultura, ambos de Olaria, além de academia de ginástica, pista de corrida, pista de skate, academia ao ar livre, playground e jardim.

Para a construção do complexo esportivo e cultural de Nova Friburgo, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão. O Centro de Artes e Esportes Unificados integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A unidade de Nova Friburgo é um dos mais de 350 CEUs construídos em todo o país. O complexo do município terá três mil metros quadrados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade