Começa a segunda etapa da campanha contra o sarampo

Desta vez, jovens de 20 a 29 anos são o público-alvo, também em Nova Friburgo
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Começa a segunda etapa da campanha contra o sarampo

Começou nesta segunda-feira, 18, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo destinada prioritariamente a jovens de 20 a 29 anos. Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde oferece as doses gratuitamente na policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e no posto de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, também das 8h às 16h. Na primeira fase da campanha foram priorizadas crianças entre seis meses e 5 anos incompletos.

Segundo o último boletim epidemiológico sobre o sarampo, a faixa etária alvo desta  segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram registrados 1.729 casos em jovens de 20 a 29 anos. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose de reforço, necessária para a proteção.

Além disso, Wanderson acredita que existe uma perda da sensação de perigo por parte dos jovens de hoje em dia pois a doença é vista como comum, e que, na visão deles, não vai causar nenhum impacto grave para a saúde.

A doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram mostrar que o vírus do sarampo pode apagar, em média, 20% da memória imunológica do nosso organismo. Isso significa que pessoas que contraíram o vírus do sarampo têm risco aumentado de terem outras doenças infecciosas, inclusive doenças que o organismo já havia criado defesas. É como se o vírus do sarampo fosse a chave para liberar a entrada para novas doenças.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra a maior parte desses brasileiros (35%).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade