Começa o pare e siga na Ponte da Saudade

Obras no “calombo” causam retenção no trecho da RJ-116
segunda-feira, 09 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Agentes da concessionária Rota 116 operam o pare e siga de veículos na RJ-116 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Agentes da concessionária Rota 116 operam o pare e siga de veículos na RJ-116 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O fluxo de veículos está lento, desde o início da manhã desta segunda-feira, 9, no quilômetro 78 da rodovia RJ-116, na Ponte da Saudade, por causa da nova fase das obras de contenção no trecho do “calombo”.  A Rota 116, concessionária que administra a via, instalará dutos para captar e drenar as águas de uma nascente localizada no alto do morro, lateral à pista e que já foi alvo de vários serviços de contenção nos últimos anos. O trânsito fluirá em meia pista, no sistema pare e siga, 24 horas por dia, durante todo o mês de novembro.

“Aquele trecho da rodovia vem recebendo uma grande obra de engenharia para conter o movimento de terra que se forma pela ação da água e que cria uma elevação do pavimento, formando uma espécie de ‘calombo’. A obra que estamos realizando está em sua segunda fase e tão logo os dutos sejam instalados, teremos as condições ideais para recompactar o trecho elevado, acabando com aquele inconveniente para os motoristas”, disse o diretor de engenharia da concessionária, Almyr Percínio.

Segundo da Rota 116, durante as obras, os motoristas serão orientados por agentes que operam o sistema pare e siga naquele ponto. “O objetivo é causar o mínimo de transtorno possível para os motoristas e passageiros, mas toda obra em área urbana e com tráfego de veículos gera impacto no trânsito. É importante o motorista se orientar e evitar, se possível, transitar pelo local”, disse Percínio.

Rota alternativa em frente à Fábrica Ypu

Uma opção para os motoristas que querem evitar o congestionamento no trecho é trafegar pela estrada da antiga linha férrea Leopoldina, em frente à Fábrica Ypu. A Rota 116 colocou uma camada de bica corrida na via para que a estrada possa ser usada por motoristas que seguem no sentido Centro de Nova Friburgo, e para aqueles que vão para a região do distrito de Mury.

Foto da galeria
A estrada da antiga linha do trem, próximo à Fábrica Ypu, foi pavimentada e pode ser usada como rota alternativa pelos motoristas (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: RJ-116 | Calombo km 78
Publicidade