Começa nesta quarta mais um Encontro Sesc de Dança

Evento reúne mais de 200 bailarinos de companhias do Rio e de Minas
terça-feira, 15 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Começa nesta quarta mais um Encontro Sesc de Dança

 A 29ª edição do tradicional Encontro Sesc de Dança começa nesta quiarta-feira, 16, em Nova Friburgo e terá cinco dias de duração reunindo 200 bailarinos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais que se apresentarão nos palcos do Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva, 231) e do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e também em escolas públicas.

Um dos destaques do Encontro é a Cia. Camaleão, de Minas Gerais,  que apresenta nesta quarta, 16, às 15h na Praça Dermeval o espetáculo de dança contemporânea e urbana “Verga” que utiliza a capoeira para discutir questões ligadas à intolerância e as lutas vivenciadas nas ruas. Já a premiada companhia de dança carioca Esther Weitzman apresentará amanhã, 17, a partir das 19h30 no Municipal, o espetáculo “As histórias que inventamos sobre nós”, concebido para celebrar as duas décadas do grupo. 

     O tradicional grupo percussivo do Rio e também bloco carnavalesco, Tambores de Olokum fará um cortejo nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Moreira com a participação do Camaleão. A coreografia será embalada pelos tambores e pela sonoridade que recebe influência do candomblé e dos maracatus de baque virado de Recife-PE.

     O balé será representado no Encontro com o clássico russo “O Lago dos Cisnes”, de Marius Petipa e Tchaikovsky, quinta-feira, no Municipal, a partir das 19h30. Com remontagem de Patrícia Salgado, será apresentado um fragmento do primeiro ato do original, quando é comemorado o aniversário de 21 anos do príncipe Siegfried. A apresentação é da Cia Dançar a Vida, grupo da Escola Petite Danse, do Rio. O grupo também vai apresentar “De tudo se faz canção”, espetáculo de dança contemporânea cuja coreografia faz refletir sobre a tomada de decisões e as mudanças da vida; e “O Circo”, que apresenta a saga de dois rapazes que sonham em atuar no picadeiro como palhaços.

     A companhia friburguense Studio 3 vai participar com o espetáculo “Retrato”, tambémn a quinta, 19h30 no Municipal. Com texto e coreografia de Isla Gastin, Maria Clara de Andrade e Gabriel Leonard, a obra aborda as percepções, os sentimentos e emoções escondidos atrás das imagens fotográficas, levando o público a refletir sobre seu papel na sociedade. Outras 27 companhias amadoras também vão participar do Encontro de Dança 2019.  

Além de assistir às apresentações, o público poderá participar de atividades formativas com os dançarinos. Esther Weitzman conduzirá uma vivência sobre dança contemporânea e a coreógrafa Juliana Nogueira, sobre danças brasileiras. Alyson Venâncio (Cia Dançar a Vida) ensinará os fundamentos do balé clássico, enquanto o Grupo Camaleão promoverá residência com exercícios técnicos de dança e de condicionamento físico. Confira a programação completa do Encontro e as sinopses das apresentações no site www.sescrio.org.br. Mais informações pelo telefone: (22) 2543-5000.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: dança
Publicidade