Com novatos e sem bicampeão, Supercopa SAF começa em maio

Confira os times que participarão da competição e os jogos da primeira rodada
quarta-feira, 19 de abril de 2017
por Vinicius Gastin
Atual campeão, Vargem Alta busca tricampeonato e liderança na galeria de títulos da Supercopa
Atual campeão, Vargem Alta busca tricampeonato e liderança na galeria de títulos da Supercopa

Uma Supercopa SAF com novidades. A começar pela organização, que passa a ter a chancela da Liga Nova Friburgo de Desportos, passando pela estreia de algumas equipes, pela participação de um gigante dos tempos áureos do futebol friburguense e pela ausência de um bicampeão do torneio. A partir do dia 21 de maio, após as comemorações dos 199 de Nova Friburgo, a cidade volta a ter os quatro cantos movimentados pela competição mais importante do futebol amador municipal.

Dentre desistências e confirmações, dez equipes estão confirmadas na edição deste ano: Vargem Alta, Tio Dongo, Amparo, Unidos do Alto, Barroso, São Lourenço, Estrela do Mar, SD City, São Luiz e Nova Friburgo F.C. O local da primeira rodada é o estádio Márcio Branco, em Stucky, que assim como nas edições anteriores deve ser também o palco da grande decisão.

Algumas presenças e ausências chamam a atenção na Supercopa SAF 2017. Atuais campeão e vice, Vargem Alta — que tentará o tricampeonato — e Tio Dongo estão confirmados. No entanto, chama a atenção a ausência do Corujão, detentor de dois títulos do campeonato. Eliminado nas semifinais de 2016 (depois que os organizadores consideraram que a equipe cometeu uma infração, de acordo com o regulamento) e sem conquistar o título de Olaria no ano passado, o Corujão não alcançou a vaga para este ano.

Por outro lado, Estrela do Mar, SD City e São Luiz vão fazer a estreia na competição. Outro destaque é a presença do Nova Friburgo F.C, que surgiu a partir da fusão de dois gigantes dos tempos áureos do futebol amador friburguense: Friburgo e Esperança (além do Conselheiro Paulino). Eis o grande objetivo da Supercopa SAF, desde a primeira edição: resgatar parte dos chamados “bons tempos” do esporte de Nova Friburgo.

Grupos definidos

Uma reunião na noite da última segunda-feira, 17, definiu os últimos detalhes sobre grupos, regulamento e tabela da competição. Representantes das equipes e organizadores debateram os principais pontos, e acompanharam o sorteio das chaves. No grupo A estão Vargem Alta, São Lourenço, SB City, Nova Friburgo e Barroso. Compõem o B as equipes do Tio Dongo, Unidos do Alto, São Luiz, Amparo e Estrela do Mar.

Os times se enfrentam e pontuam dentro da própria chave, e cada rodada vai contar com três partidas. Ou seja, duas equipes vão folgar a cada final de semana. A primeira dessas rodadas vai acontecer no dia 21, a partir das 9h, no estádio Márcio Branco. O duelo que abre a competição envolve o Amparo e o estreante Estrela do Mar. Na sequência, às 10h45, jogam Tio Dongo e São Luiz, enquanto Nova Friburgo e SB City debutam na Supercopa às 12h45. O duelo entre o atual campeão Vargem e o Barroso, às 14h45, encerra o primeiro domingo de jogos. São Lourenço e Unidos do Alto folgam.

Chancela da Liga

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas.

Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão é realizada no estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também é disputada a primeira rodada. As comunidades têm a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana. Principal competição de futebol amador, a Supercopa SAF ganhou espaço no calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos. Com o respaldo e complemento estrutural oferecido pela entidade, a promessa é de uma competição ainda mais forte durante os próximos meses.

Nas três primeiras edições, a decisão do torneio teve o azul e branco do Corujão de um lado e o preto e branco do Vargem Alta do outro. Em 2016, o Tio Dongo tirou o Corujão da festa, mas acabou derrotado pelo Vargem Alta, que sagrou-se bicampeão da Supercopa ao vencer a grande final pelo placar de 3x0. Ex-jogadores profissionais, como o zagueiro Junior, ex-Botafogo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira, foram algumas das atrações.

Os grupos da Supercopa

Grupo A:
- Vargem Alta
- São Lourenço
- SB City
- Nova Friburgo
- Barroso 

Grupo B
- Tio Dongo
- Unidos do Alto
- São Luiz
- Amparo
- Estrela do Mar

1ª rodada – Stucky (21/05)
9h - Amparo x Estrela do Mar
10h45 - Tio Dongo x São Luiz
12h45 - Nova Friburgo x SB City
14h45 - Vargem Alta x Barros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol amador | Supercopa SAF
Publicidade