Casos de Covid provocam baixas em unidades de saúde de Friburgo

UPA e ESFs são afetadas. Com 11 infectados, Smomu é o 5º órgão a interromper atendimento, depois de Meio Ambiente, Procuradoria, Finanças e Subea
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Com o aumento da contaminação por Covid-19 nos últimos dias, Nova Friburgo vem registrando uma baixa de alguns profissionais da Saúde, infectados com o vírus. A maioria desses profissionais em questão trabalha na linha de frente no combate à pandemia e, seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, precisam ser afastados das suas atribuições. 

Nesta segunda-feira, 17, a  profissional que estava designada para atendimento no ponto de triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino testou positivo para a Covid-19. A UPA não foi fechada, mas a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou outro profissional para substituí-la.

Também a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, que também estava dando suporte em São Pedro da Serra enquanto o médico do 7º distrito está de férias, positivou para a Covid-19. O médico da unidade de Stucky, que presta apoio na subunidade de Boa Esperança, também registrou a infecção. Segundo a prefeitura, como esses são profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, não há outros médicos para substituí-los durante o período dos atestados (sete  a dez dias). 

Sendo assim, segundo a prefeitura, nessas ESFs haverá atendimento da enfermagem e dos técnicos para a população. Em caso de situações mais graves, os pacientes serão encaminhados ao Centro, conforme já seria feito, já que a unidade básica não tem em sua competência o atendimento a urgências.

Órgãos também afetados

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana não terve expediente nesta segunda-feira, 17, em função de 11 funcionários terem testado positivo para Covid-19. Eles já estão cumprindo isolamento.  A sede da Smomu passará por uma sanitização e reabrirá normalmente na terça-feira, dia 18, com total segurança para cidadãos e servidores.

O órgão de trânsito é o quinto da Prefeitura de Nova Friburgo  a ter sua atividades paralisadas em função da doença. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Procuradoria-Geral da Prefeitura de Nova Friburgo ficaram fechadas para atendimento ao público na última quarta-feira, 12, em função de alguns servidores terem testado positivo para Covid-19.

Após a prefeitura promover testagem em massa para os funcionários, dez servidores tiveram os exames positivados, sendo cinco em cada pasta, e todos eles já estão cumprindo isolamento. Além disso, foi realizada a sanitização dos locais pela Cruz Vermelha. Em ambos, o atendimento ao público foi restabelecido nesta quinta, com total segurança aos contribuintes.

Nesta quinta-feira, 13, a Secretaria de Finanças também suspendeu temporariamente o atendimento ao público, de forma preventiva, após confirmar quatro casos de Covid-19. Assim como nos outros setores citados anteriormente, os funcionários positivados estão cumprindo isolamento e a Cruz Vermelha fará a sanitização no espaço.

Na sexta, 14, foi a vez de a Subsecretaria do Bem-estar Animal informar que  o setor também fechou, após alguns funcionários testarem positivo para Covid-19. 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo