Colônia japonesa treina esportes com alunos de escola municipal

Acordo permitirá que alunos da Dante Magliano tenham aulas de softball, gateball e baseball no centro poliesportivo de Cardinot
quarta-feira, 13 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: PMNF)
(Foto: PMNF)

Após terem a quadra esportiva reformada com recursos do programa federal Dinheiro Direto na Escola, alunos do Colégio Municipal Dante Magliano, no bairro Ponte da Saudade, receberam na semana passada a visita de representantes da Associações Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo e do Estado do Rio. Ambas as entidades e a Jica - agência do governo japonês responsável pela implantação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), firmaram um acordo de cooperação técnica que garantirá a indicação de um professor de baseball voluntário para desenvolver esta modalidade esportiva em cinco colônias no Estado do Rio. 

Em Nova Friburgo, o acordo permitirá que os alunos da Escola Dante Magliano tenham aulas de softball, gateball e baseball no centro poliesportivo da colônia japonesa no bairro Cardinot. O projeto visa auxiliar na construção ética e moral através da disciplina por meio do baseball, apresentar aos alunos essa modalidade esportiva e convidá-los a participar dos treinos e torneios. 

Representantes da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo e da colônia japonesa estiveram na escola para fazer uma demonstração aos alunos e convidaram alguns já no primeiro contato para integrar o projeto. Nova Friburgo foi um dos cinco municípios escolhidos para o projeto com crianças a partir das 11 anos, sem limite de idade.

Durante a cerimônia de reinauguração da quadra da escola, o coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, professor Tadeu Costa, explicou como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) valoriza a inserção de novas práticas nas escolas, onde tradicionalmente são praticados o futsal, vôlei, basquete e handball. Segundo Tadeu, ainda que a unidade escolar não tenha o espaço adequado para a prática do baseball, é possível inserir movimentos deste esporte que vão contribuir para melhorar o desempenho dos alunos em demais práticas esportivas. 

Como exemplo, o coordenador explicou que o movimento de arremesso de uma bola de baseball pode ajudar no arremesso da bola de handball. Apesar do tamanho diferente das bolas, o importante é a mecânica do movimento. O objetivo da BNCC não é tão somente o de inserir novos esportes nas escolas, mas interligá-los com os já praticados.

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro congrega as 23 associações municipais de Colônias Japonesas do Estado do Rio de Janeiro. A Jica apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade