Clássicos da música e homenagens marcam o Concerto da Primavera

Diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura, foi uma das homenageadas
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
A apresentação especial das bandas encantou quem compareceu no último sábado ao Municipal (Foto: Divulgação)
A apresentação especial das bandas encantou quem compareceu no último sábado ao Municipal (Foto: Divulgação)

Na noite do último sábado, 8, a Real Banda Euterpe Friburguense realizou mais uma edição do tradicional “Concerto da Primavera”. A apresentação, que aconteceu no Teatro Municipal Laercio Ventura e contou com a participação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, foi marcada pelo repertório de clássicos da música nacional e internacional e homenagens a personalidades e entidades friburguenses, além é claro, de muita emoção.

Na ocasião, mais de 120 músicos tocaram sucessos como o dobrado “Carlos Alberto Bellozi”,  composto especialmente para a banda Euterpe Friburguense por Roberto Gonçalves; a ‘Marcha Slava’, de Tchaikovsky; “Tributo a Severino Araújo”, tendo arranjo especial do médico, músico e ex-integrante da banda Euterpe, Paulo Rosa; e a “Estrela de Friburgo”, de autoria do saudoso e renomado maestro cantagalense Joaquim Naegele

Os trompetistas Francisco Duarte (banda Euterpe) e Elielson Silva (Sinfônica dos Bombeiros) dividiram o solo, com adaptação do também trompetista Tiãozinho.

Um dos momentos mais esperados da noite, no entanto, foi a entrega do troféu “Amigos da Euterpe”, como reconhecimento e gratidão a colaboração com a agremiação musical. Foram agraciados na ocasião a diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura; o empresário Dário Salomão e a associada mais antiga da instituição, Helena Bravo. 

Referindo-se a qualidade musical da banda Euterpe Friburguense, Dário destacou o empenho dos músicos: “Essa é uma brava gente que alegra as nossas praças, ruas e catedrais, com o som mágico da boa música”, disse ele, enfatizando a beleza do repertório e parabenizando os musicistas e instrumentistas. A diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura, e a euterpista Helena Bravo também valorizaram a qualidade musical da Real banda Euterpe e a dedicação de seus integrantes.

Com quase 500 pessoas na plateia e duas horas de duração, o concerto foi regido pelos maestros Nelson José da Silva Neto, titular da Euterpe; e pelo capitão Aurimar Donato Bento — comandante do Grupamento de Músicos do Corpo de Bombeiros. 

Sesquicentenário: Anacleto de Medeiros

Para tornar a noite ainda mais especial, o “Concerto da Primavera 2016” coincidiu com o ano do sesquicentenário do instrumentista Anacleto de Medeiros, maestro-fundador da Sinfônica dos Bombeiros. Nascido em 13 de julho de 1866 e falecido em 14 de agosto de 1907, na mesma Ilha de Paquetá, no Rio, Anacleto Augusto de Medeiros iniciou-se na música tocando flautim na Banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Ele dominava a maioria dos instrumentos de sopro, com especial preferência pelo saxofone.    

A banda que mais se notabilizou sob a regência do mestre Anacleto foi exatamente a do Corpo de Bombeiros, sendo a pioneira na gravação de alguns dos principais discos produzidos no Brasil, no início do século 20.

Foto da galeria
O empresário Dário Salomão e a diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura, receberam o troféu “Amigos da Euterpe” (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Euterpe Friburguense | A Voz da Serra | Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura
Publicidade