‘Cine na Estrada’ chega a Trajano de Moraes no sábado

Parceria da Firjan com prefeituras locais promove exibição gratuita de filmes. Próxima parada será em Cantagalo
quarta-feira, 13 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
 (Divulgação)
(Divulgação)

Trajano de Moraes recebe neste sábado, 16, o Cine na Estrada Sesi Cultural. O projeto começou em março em São Francisco do Itabapoana, Norte do estado. Como as outras cidades, Trajano vai receber duas sessões de cinema, que serão realizadas no Ciep Prof.ª Guiomar Gonçalves Neves (Rua Oliveira Botelho, Centro). A primeira será às 18h, para o público infantil, com o filme “O Menino no Espelho”; e às 20h30 será exibido o filme “Xingu”, voltado ao público adulto. A iniciativa surgiu para estimular o desenvolvimento cultural de regiões que não costumam contar com este tipo de atração.
     
Os últimos dados divulgados pela Ancine revelam que de 2007 a 2013, o Rio de Janeiro passou de 296 para 312 salas de cinema — um aumento de apenas 5,2%. Para efeito de comparação, neste mesmo período São Paulo e Paraná tiveram aumento de quase 18% no número de salas. Dessas 312 do estado, 199 ficam na capital fluminense – 68% do total. Dos 92 municípios do Rio, somente 28 possuem salas de cinema. No Centro-Norte fluminense, só Nova Friburgo atende aos fãs da sétima arte. 
 
Com o Cine na Estrada, o Sistema Firjan busca formar novas plateias e divulgar a indústria audiovisual para populações com pouco ou nenhum acesso a ela. O município de Cantagalo é o próximo da região a ser contemplado, no dia 30 de maio. “Através do Cine na Estrada Sesi Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Chefe da Divisão de Projetos Artísticos do Sistema Firjan. O projeto é uma parceria do Sistema Firjan com as prefeituras locais.
 
A cada sessão são disponibilizados 300 lugares sentados, mas a população vai se acomodando como pode e a primeira apresentação contabilizou cerca de 1.000 pessoas que deram um jeitinho de se aproximar da tela inflável de 9x6 para não perder um frame sequer da exibição. E ainda tem de pipoca de graça, para deixar o clima de cinema ainda mais completo. A estrutura é levada pelo Cine na Estrada, mas o projeto também envolve a comunidade local. Por isso alguns produtos e serviços são contratados na cidade, como aluguel de cadeiras, eletricistas e pipoqueiros. 
 
“O Sistema Firjan tem se preocupado muito em incentivar a indústria criativa e este projeto vai ao encontro dessa proposta, além, é claro, de promover a cidadania e o acesso à cultura, que sempre foram o nosso foco”, disse Flávia Pedrosa, analista cultural da Firjan. O Sesi é uma das instituições que fazem parte da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço

CINE NA ESTRADA
O cinema passando na sua cidade

16 de maio (sábado) — Trajano de Moraes
18h – Sessão infantil: O menino no espelho (Livre)
20h30 – Sessão adulta: Xingu (14 anos)
Local: CIEP Prof.ª Guiomar Gonçalves Neves, Rua Oliveira Botelho.
Entrada franca
 
30 de maio (sábado) — Cantagalo
18h – Sessão infantil: O menino no espelho (Livre)
20h30 – Sessão adulta: Xingu (14 anos)
Local: Praça Conde Crescêncio Lanciotti, s/n
Entrada franca

  • (Divulgação)

    (Divulgação)

  • (Divulgação)

    (Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cinema
Publicidade