Cidade Inteligente: multas a partir de 10 de outubro

Em entrevista exclusiva, secretário de Mobilidade confirma que sistema estará habilitado a autuar, mas descarta início das multas na primeira semana de outubro
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Em entrevista exclusiva para A VOZ DA SERRA na tarde desta quinta feira, 17, o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, confirmou que o sistema de monitoramento por câmeras em Nova Friburgo, o Cidade Inteligente, poderá ser utilizado como plataforma para a aplicação de multas, mas descartou o início das lavraturas já no início do mês de outubro—conforme afirmavam boatos que circularam recentemente pela cidade.

“Posso garantir que não acontecerá na primeira semana do mês de outubro. Antes é preciso concluir o protocolo de utilização do sistema, e também desenvolver uma campanha de esclarecimento junto à população. Até porque a intenção do governo não é aplicar multas, mas sim estimular a educação no convívio urbano. Por isso, a tendência é que multas só comecem a ser aplicadas a partir do dia 10, mas isto ainda pode vir a ser alterado”.

Em meio às questões que ainda precisam ser discutidas, um é certa: mesmo na central de monitoramento, todas as multas só poderão ser aplicadas por agentes de trânsito.

Cidade Inteligente

O programa Cidade inteligente é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/Uerj, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e é administrado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo.

Inaugurada em 7 de agosto de 2015, a central de monitoramento funciona 24h por dia, sete dias por semana, recebendo as imagens das 32 câmeras de alta definição—que ficam gravadas durante um mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cidade inteligente | multa | outubro
Publicidade