Cidade Inteligente ganha apoio do Conseg e da Acianf

Reuniões discutem os desafios e o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento por câmeras
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Fany Zissu, diretora financeira do Conseg; tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, comandante do 11°BPM; Júlio Cordeiro, presidente da Acianf e vice presidente do Conseg; James de Barros, presidente do Conseg; coronel Marcelo Freimam, comandante do 7° CPA; Marcelo Verly, secretário de Ciência e Tecnologia; José Loyola, subsecretário de Ciência e Tecnologia e Maurício Marques, coordenador técnico do Cidade Inteligente
Fany Zissu, diretora financeira do Conseg; tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, comandante do 11°BPM; Júlio Cordeiro, presidente da Acianf e vice presidente do Conseg; James de Barros, presidente do Conseg; coronel Marcelo Freimam, comandante do 7° CPA; Marcelo Verly, secretário de Ciência e Tecnologia; José Loyola, subsecretário de Ciência e Tecnologia e Maurício Marques, coordenador técnico do Cidade Inteligente

O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município (Acianf), se uniram para colaborar com o monitoramento por câmeras da cidade. Para isso, reuniões periódicas têm sido realizadas com a participação do 11ºBPM, a diretoria do Conseg e membros da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, que faz a gestão do Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente. O último encontro foi na semana passada.

O objetivo das reuniões é entender os atuais problemas que o sistema de monitoramento tem, o que pode ser melhorado, e de que forma esse monitoramento pode auxiliar o patrulhamento das ruas pelas equipes do 11ºBPM, permitindo aos policiais um acesso mais rápido às imagens captadas pelas câmeras, buscando melhorar ainda mais a segurança e a prevenção de crimes.

O Conseg vem dando apoio à PM desde o ano passado, quando realizou uma campanha entre empresários locais que resultou na melhoria das condições mecânicas dos veículos das instituições de segurança. Alguns consertos foram feitos e, agora, a diretoria do Conseg ofereceu apoio para a melhoria do trabalho do serviço de inteligência da PM, bem como a criação de uma extensão desse monitoramento das câmeras ao quartel do 11ºBPM, permitindo que a corporação tenha acesso em tempo real ao que acontece nas ruas, e assim elaborando estratégias de operações.

No encontro da semana passada decidiu-se que será feito um levantamento do que é preciso para criar esse espelhamento do monitoramento no quartel do 11ºBPM, já que existe a intenção do novo comandante do batalhão, tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, em ter mais acesso a essas imagens e oferecer mais segurança à população.

Para o presidente do Conseg, James de Barros, esse apoio será de extrema importância para que se tenha uma cidade mais segura e tranquila.

“Dar esse apoio à PM será essencial, pois assim a corporação poderá traçar melhor as linhas de trabalho focando ainda mais na prevenção, principalmente nos locais onde há uma mancha criminal maior, além de termos uma cidade monitorada de perto por agentes da segurança pública 24 horas por dia. Com esse apoio, acredito que vamos ter uma melhora significativa na segurança da região”, acredita James.

De acordo com o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, esse apoio visa oferecer à PM a ampliação do trabalho de prevenção que já é feito. “Sabemos que hoje em dia a tecnologia nos ajuda muito em diversas atividades, e nada melhor que termos uma cidade mais monitorada, e assim mais segura, e com essa ajuda que estamos oferecendo à PM, os oficiais poderão atuar ainda mais fortes nesse trabalho de prevenção à criminalidade”, observou Júlio Cordeiro.

Atualmente, o 11ºBPM já faz esse monitoramento na sala do Cidade Inteligente. A ideia, inicialmente, é manter esse patrulhamento remoto por lá também, já que é uma premissa do projeto inicial ter um representante das forças de segurança pública no local.

LEIA MAIS

Município só perde para Petrópolis e Teresópolis, também com mais de 100 mil habitantes, constata Atlas da Violência

Veículos foram adquiridos com recursos do Gabinete de Intervenção Federal

Evento em Teresópolis tem como objetivo integrar tecnologias e estreitar laços com a sociedade

Publicidade
TAGS: Segurança