Ciclovia friburguense será licitada até o fim de abril

Projeto da prefeitura estima investimento de R$ 2,5 mi para construção do trecho Duas Pedras-Paissandu e sinalização
terça-feira, 02 de abril de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Ciclovia friburguense será licitada até o fim de abril

Está previsto para até o fim deste mês o lançamento do edital de licitação para a construção de uma ciclovia em Nova Friburgo entre o bairro Duas Pedras e o Centro (Paissandu). Segundo o prefeito, Renato Bravo, o projeto, que ainda prevê a sinalização do trecho já existente de ciclovia no distrito de Conselheiro Paulino, está atualmente sob análise da Controladoria Geral da prefeitura para fechar o orçamento. A estimativa é que sejam investidos R$ 2,5 milhões na execução do projeto, que será a terceira a ser executada pelo “pacotão de obras” do Executivo.

Ainda de acordo com Renato Bravo, o projeto já tramitou pelas secretarias de Projetos e Obras e também pela Procuradoria Geral: “Estamos em fase de conclusão do orçamento e assim que houver a licitação daremos início às obras”, afirmou o prefeito. Para a execução da ciclovia entre Duas Pedras e o Paissandu será preciso adaptar uma faixa na calçada que margeia o rio e que, de acordo com prefeito, será compartilhada por ciclistas e pedestres: “A calçada vai ser multiuso porque naquele trecho, especialmente entre Duas Pedras e a ponte da Rua Sete de Setembro, a utilização da calçada por pedestres é bem reduzida, o que facilita a implantação do projeto”, explicou Renato Bravo.

Além disso, também está prevista a sinalização tanto no trecho a ser construído, quanto em Conselheiro Paulino, onde a obra de canalização do Bengalas, feita pelo governo do estado, já deixou uma área destinada à ciclovia. Ainda de acordo com a prefeitura, além da pintura da faixa e da sinalização com placas, agentes de trânsito serão treinados para atuar na fase inicial de funcionamento da ciclovia: “O ciclista precisa ser protegido, se faz necessário a conscientização, para que possamos ter uma cultura onde as pessoas que utilizam a bicicleta como um fator de qualidade de vida e também para trabalho não tenham receio, nem medo de circular pelo município”, ressalta Renato Bravo.

Uma reivindicação antiga em Friburgo

A construção de uma ciclovia é um antigo pleito dos adeptos da bicicleta. Inclusive, no ano passado, a prefeitura já havia tentado dar andamento ao projeto existente, que tratava da estruturação de uma ciclovia no eixo Olaria-Conselheiro Paulino, por meio da captação de recursos junto ao Ministério das Cidades (atualmente Ministério do Desenvolvimento Regional).

Na ocasião, o município, por meio do seu Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) e da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), chegou a disponibilizar a documentação solicitada pela Caixa Econômica Federal com objetivo de aderir ao financiamento do programa “Avançar Cidades - Mobilidade Urbana”.

Nova Friburgo foi inscrita no Avançar Cidades em outubro de 2017 e o projeto da ciclovia chegou a ser pré-selecionado na terceira etapa do processo realizado pelo Ministério das Cidades para recebimento de recursos do programa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade