Chuvas causam prejuízos em Salinas e queda de barreiras

Deslizamentos de terra não fizeram vítimas, porém as regiões mais atingidas foram Salinas e Centenário, onde plantações e casas ficaram inundadas. Defesa Civil informou que, apesar de a cidade estar normalizada, o estado é de atenção
segunda-feira, 18 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Chuvas causam prejuízos em Salinas e queda de barreiras
Chuvas causam prejuízos em Salinas e queda de barreiras

A chuva que caiu na Região Serrana no último domingo não registrou ocorrências graves em Nova Friburgo. Segundo o coronel João Paulo Mori, secretário municipal de Defesa Civil, foram atendidas três ocorrências, todas sem vítimas. Na Granja do Céu, a barreira da Rua Regina Azevedo desabou mais um pouco, preocupando ainda mais os moradores. O local foi interditado, sem passagem para ônibus e carros, logo depois da tragédia de 2011.

Na RJ-142, Nova Friburgo–Casimiro de Abreu, conhecida como Estrada Serramar, uma barreira caiu na altura de Cascata. O local ficou interditado durante a noite, mas na manhã de ontem, 18, a pista já estava liberada. Também segundo a Defesa Civil, uma barreira caiu atrás de uma casa em Debossan.

Já na RJ-116, os motoristas que circularam pela rodovia na manhã de ontem tiveram que ter atenção redobrada entre os quilômetros 51 e 70, na Serra dos Três Picos, de Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo. Houve queda de barreira nos quilômetros 51 e 69,5, deixando o tráfego em meia pista. Equipes da Rota 116, concessionária que administra a via, trabalharam durante todo o dia a fim de normalizar o trânsito do local.  De acordo com informações do comunicado da Rota 116, no quilômetro 53 a queda de uma árvore de grande porte suspendeu temporariamente o trânsito em ambos os sentidos da rodovia. Por volta das 9h de ontem o tráfego no local já estava normal. 

De acordo com o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Bengalas entrou em alerta máximo por conta da chuva na noite de domingo. Já no fim da tarde o rio tinha abaixado o nível. A previsão é de chuva fraca a moderada.

Salinas registra alagamentos e continua em estado de atenção

A área rural do terceiro distrito, Campo do Coelho, registrou um volume grande de chuva, deixando a região de Salinas e Centenário alagadas por conta do transbordamento do Rio Grande. Plantações ficaram debaixo d’água, causando prejuízos para os produtores rurais, que durante toda manhã de ontem, 18, estavam impedidos de trabalhar e aguardavam o nível do rio baixar para calcular perdas e prejuízos.

O prefeito Rogério Cabral visitou a área acompanhado de técnicos do Inea e do subsecretário de Defesa Civil, Robson Teixeira, além de outros membros da equipe. Eles verificaram os estragos causados pela chuva, que provocou a grande inundação. Na opinião de alguns produtores e moradores do local, a inundação foi maior do que na tragédia em janeiro de 2011 devido à situação do Rio Grande, que continua assoreado.

O Ibelga suspendeu as aulas ontem, pois a ponte que dá acesso ao colégio ficou coberta. Segundo o sargento Passos, o Corpo de Bombeiros esteve em Salinas e, a pedido de uma família, utilizou um bote para resgatá-la, levando-a para local seguro. Passos informou também que a região está com muita lama e o Corpo de Bombeiros está em alerta, já que o tempo continuou carregado e com previsões de chuva. Ele revelou ainda que por volta das 14h de ontem o nível do Rio Grande já tinha baixado e as pessoas começavam a retornar para suas casas.

A estrada de acesso a São Lourenço está liberada, com boas condições de tráfego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: chuvas
Publicidade