Chuva faz Nova Friburgo entrar em estágio de atenção

Defesa Civil emitiu alerta às 8h30 desta quinta. Por enquanto não há ocorrências
quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Chuva faz Nova Friburgo entrar em estágio de atenção

A chegada da frente fria que vem provocando pancadas de chuvas fortes a moderadas em Nova Friburgo desde a segunda-feira, 4, derrubou as temperaturas e tem deixado os moradores preocupados. Nesta quinta-feira, 7, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de mudança do estágio de normalidade para atenção por volta das 8h30. Até o momento, o órgão não recebeu nenhum chamada sobre ocorrências, mas alerta os moradores das áreas de riscos que fiquem atentos aos avisos.

Segundo a Defesa Civil, entre as 9h desta quarta-feira, 6, até as 9h de hoje, choveu no município uma média de 31,03 milímetros. Os locais com maior precipitação foram o Cardinot, com 50,94 milímetros, e o Floresta, com 50,4. Riograndina foi ontem choveu menos, com apenas 0,8 milímetros registrados.

No município não há registros de desabrigados ou desalojados. De acordo com a Defesa Civil, as equipes estão de prontidão, uma vez que a previsão indica continuidade de ocorrências de chuvas moderadas a fortes na cidade. Em casos de ocorrências, as pessoas devem entrar em contato através do 199.

Como A VOZ DA SERRA noticiou nesta quarta, 6, a primeira frente fria do ano derrubou as temperaturas em Nova Friburgo, que amanheceu com jeito de inverno: mínima de 15 e máxima de apenas 20 graus. De acordo com a previsão do Climatempo, as temperaturas devem se manter amenas nas próximas semanas, cerca de dez graus abaixo  do que estavam.

Janeiro de 2019 entrou para a lista de meses especiais na climatologia do Brasil por causa do calor histórico. Temperaturas da ordem dos 40 graus foram registradas no Rio de Janeiro e recordes foram batidos.  Mas, ainda de acordo com o Climatempo, o calorão chegou ao fim. A responsável por isso foi esta frente fria, que conseguiu quebrar o bloqueio atmosférico e vai abrir caminho para outras atuarem no decorrer do mês de fevereiro.

A primeira quinzena do mês pode terminar ainda sob a influência desse sistema, segundo o Climatempo. Ou seja: fevereiro será verão, mas não extremo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade