Cavalgada de São Jorge: evento chega à 23ª edição neste domingo

Evento reúne dezenas de devotos do santo guerreiro e passa por vários pontos da cidade
sexta-feira, 21 de abril de 2017
por Karine Knust
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Este domingo, 23, será um dia de alegria e devoção com a 23ª edição da tradicional Cavalgada de São Jorge. O evento, que promete repetir o sucesso dos anos anteriores, vai reunir centenas de cavaleiros e amazonas de Nova Friburgo e cidades vizinhas. Como é de costume, a concentração está marcada para as 10h e acontece ao lado da Igreja Católica Santa Teresinha, no centro do distrito de Conselheiro Paulino. 

No local, shows de forró e sertanejo para animar ainda mais os participantes antes da partida. Aberta com uma imponente imagem de São Jorge, a cavalgada partirá de Conselheiro Paulino em direção ao centro da cidade. Um dos destaques do trajeto, que tem cerca de 14 quilômetros, é a habitual parada em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã para uma oração dedicada aos doentes, médicos e profissionais de saúde da unidade.

A cavalgada ainda passa pelo centro da cidade — outro ponto alto do percurso que costuma atrair a atenção de pedestres, motoristas e moradores — e faz o retorno no Paissandu, onde segue rumo ao distrito de Conselheiro Paulino novamente. A participação de muitas pessoas extremamente devotas do santo é sempre aguardada, mas um dos integrantes da cavalgada merece destaque especial.

Desde que se mudou para Nova Friburgo, em 2009, Antônio Brito participa do evento. Grande admirador de São Jorge, o cavaleiro não só marca presença na festa como vai sempre devidamente caracterizado com roupas de soldados do Império Romano e também da época medieval. Este ano, ele desfilará com o uniforme de soldado romano e conta que está animado. “Desta vez a cavalgada será ainda mais especial para nós. Essa edição marca seu 23º ano, mesmo dia do santo”, conta ele.

Além dos cavaleiros e amazonas, o evento ainda conta com um trio elétrico e charretes. A cavalgada é organizada por Júlio Cezar Alves, o Júlio do Cavalo. De acordo com ele, 1.500 pessoas são esperadas para esta edição. O evento está marcado para terminar às 21h. A entrada é franca. 

É importante ressaltar que o cavaleiro que estiver com o animal desferrado não poderá participar da cavalgada, e que apenas uma pessoa pode estar montada no cavalo.

O santo

São Jorge é um santo que representa a coragem e a resistência ao opressor, por isso é usado por muitas pessoas que querem força e proteção na luta contra o mal. O santo é padroeiro de países como Inglaterra e Portugal e também de várias cidades ao redor do mundo. No Brasil, o santo guerreiro é considerado pelos fiéis como padroeiro do Rio de Janeiro, que decreta feriado estadual no dia 23 de abril, data tradicionalmente aceita como sendo a do falecimento do santo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade