Casarão recém-reformado no Centro amanhece pichado

Câmeras de segurança de loja de doces captaram imagens do autor do crime, cometido às 23h42 de sexta
segunda-feira, 28 de agosto de 2017
por Adriana Oliveira
Casarão recém-reformado no Centro amanhece pichado

Recentemente reformado e pintado num belo tom de vermelho, o antigo casarão onde funciona a doceria Cid Cakes & Co, na Rua José Eugênio Muller, amanheceu pichado na manhã do último sábado, 26.

Câmeras de segurança do estabelecimento captaram imagens do autor do crime, cometido às 23h42 de sexta, 25. Ele é um rapaz de bermuda clara e casaco escuro com capuz, carregando um skate sob o braço. Acompanhado de um colega, que continua caminhando, ele para, saca um spray e rabisca o muro da loja, depois de ambos olharem para trás e para os lados, para se certificarem de que não havia ninguém os observando. A ação não levou mais do que um minuto.

No Facebook, o proprietário da loja, Cidney Emerick, desabafou: “Infelizmente você chega para mais um dia de trabalho e encontra a fachada da sua loja pichada por marginais. Estamos tomando as devidas providências para que elementos como esses não destruam a nossa cidade”, postou ele, indignado.

O post teve mais de 60 reações de apoio, 12 compartilhamentos e vários comentários indignados contra os pichadores até a tarde desta segunda. “Falta de lei, vagabundos”, comentou um deles.

Nos arredores da Cid Cakes e por todo o Centro de Nova Friburgo, dezenas de outros imóveis e muros também estão pichados (veja galeria de fotos de Henrique Pinheiro, abaixo). Recentemente, o chafariz da Praça Getúlio Vargas também amanheceu na mesma situação, dias depois de ser recuperado pela Secretaria de Serviços Públicos.

Há alguns meses tramita na Câmara dos Vereadores projeto de lei de autoria do vereador Zezinho do Caminhão que pretende instituir o Programa de Combate a Pichações em Nova Friburgo. Se aprovado, a prefeitura criará um canal para receber denúncias, e a pichação passará a ser considerada infração administrativa passível de multa no valor de 315 Ufirs, independentemente das sanções penais cabíveis e da obrigação de indenização. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

“A proposta do projeto é ao menos inibir um pouco essas pichações, que estão exorbitantes. É inaceitável o que vem acontecendo.Muitas vezes o proprietário mal acabou de construir ou reformar, a casa fica linda, e noutro dia tudo amanhece pichado. A situação está gritante, e o município acaba gastando um valor considerável para recuperar patrimônios públicos. São recursos que o município poderia estar gastando em outros setores, em benefício da população, e acaba gastando para restaurar novamente algo que já havia sido restaurado”, sustenta Zezinho.

 

  • Foto da galeria
  • Foto da galeria
  • Foto da galeria
  • Foto da galeria
  • Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pichação
Publicidade