Carretas do Sesc vão oferecer mamografias e tratamento odontológico gratuitos

Inauguração será no dia 23 e atendimento começa dia 26, durante 120 dias
sexta-feira, 09 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Carretas do Sesc vão oferecer mamografias e tratamento odontológico gratuitos

Nova Friburgo é a próxima parada da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher - veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). O equipamento terá sua inauguração oficial com cerimônia no próximo dia 23às 9h, começando a operar na segunda-feira seguinte, 26, no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro.  

A unidade móvel funcionará no município por 120 dias como um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos -  para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau. Depois do período, o equipamento beneficiará outro município.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9 metros x 3 metros, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização dos exames preventivos. Após o exame de mamografia, as imagens de raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, de Nova Friburgo que, por sua vez, os devolverá aos pacientes.

O funcionamento da unidade móvel será de segunda a sexta-feira , com capacidade para realizar cerca de 2.500 exames Papanicolau e 2.500 mamografias no período. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos entre sete e 15 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. 

Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de três a nove meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

Tratamento odontológico

 Além da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, o estacionamento do Teatro Laercio Ventural receberá também a Unidade Móvel OdontoSesc, que vai funcionar no mesmo período. No equipamento, a população terá acesso gratuito a tratamento odontológico de atenção básica (restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio X). A diferença é que para garantir o tratamento o interessado deve retirar uma senha no local, exclusivamente no dia 23, às 9h.Será necessária a apresentação da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência

Serão distribuídas 500 senhas, das quais as 320 primeiras são para agendamento imediato, e as outras 180 para a fila de espera, cujos contemplados serão chamados à medida que os pacientes tiverem alta clínica. Paralelamente ao atendimento prestado pelas duas unidades, também serão realizadas no período, atividades lúdicas de educação em saúde em toda a rede pública escolar. Só serão atendidos pacientes acima de 5 anos.  Será necessária a apresentação de documentos 

Os horários de atendimento de cada serviço:

  • Sesc Saúde Mulher

Segunda-feira: 12h às 21h

Terças, quartas e quintas-feiras: 8h às 18h30

Sexta-feira: 7h às 10h30

 

  • OdontoSesc

Segunda-feira: 12h às 21h

Terças, quartas e quintas-feiras: 8h às 18h30

Sexta-feira: 7h às 10h30

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade