Carretas do Sesc: exames femininos agora dispensam pedido médico

Basta procurar postos de saúde e solicitar gratuitamente agendamento de mamografias e preventivo
terça-feira, 03 de setembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A carreta do Sesc no Suspiro (Arquivo AVS)
A carreta do Sesc no Suspiro (Arquivo AVS)

As 25 Unidades Básicas de Saúde de Nova Friburgo (postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família) estão realizando agendamentos de exames preventivos do câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografias na unidade móvel Sesc Saúde Mulher, baseada no estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Agora não é mais necessário que as pacientes se submetam a consultas médicas nas unidades públicas de saúde e obtenham pedidos médicos para os exames de mamografia e preventivo. 

As solicitações podem ser feitas na recepção dos postos e unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) por mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau. Fora dessas faixas-etária, a realização do exame está condicionada a encaminhamentos médico. Para fazer a solicitação é preciso apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS. A simplificação do agendamento dos exames foi uma reivindicação do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio).   

As unidades móveis Sesc Saúde Mulher e Odonto Sesc estão atendendo ao público em Nova Friburgo desde o último dia 26 de agosto e irão permanecer no município por 120 dias no total. A carreta Saúde Mulher tem capacidade para realizar cinco mil exames neste período. Ela funciona em um caminhão de 9m x 3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Após o exame de mamografia, as imagens de raio-X são remetidas online ao Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde para devolução às pacientes.  

O funcionamento da unidade móvel é de segunda a sexta, o que lhe dá uma grande capacidade de realização de exames de Papanicolau e mamografias. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 7 e 15 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda no SUS, muitas vezes as mulheres aguardam de três a nove meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de colo uterino e do tumor de mama é considerada fator primordial para a cura de ambos.

Na unidade móvel OdontoSesc são oferecidos serviços odontológicos básicos como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio-X para pacientes acima de 5 anos. No dia da inauguração foram distribuídas 500 senhas, 320 delas com agendamento imediato e outras 180 obedecendo fila de espera, conforme os pacientes já atendidos receberem alta. Quem está agendado e não comparecer precisa justificar ausência em 24 horas para não perder a vaga.   

 

LEIA MAIS

Secretaria vai apresentar à população relatório do que foi feito pela pasta no terceiro quadrimestre de 2019

Profissionais ofereceram serviços à comunidade

Com 5 casos confirmados na cidade e uma morte pela doença no estado, população agora se mobiliza

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde