Carnaval friburguense movimenta mais de 10 mil foliões por dia

Rede hoteleira já tem taxa de ocupação de quase 100% e lojistas estão confiantes nas vendas
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Artigos de carnaval à venda em lojas da cidade (Arquivo AVS)
Artigos de carnaval à venda em lojas da cidade (Arquivo AVS)

 

O carnaval está chegando e a expectativa da Prefeitura de Nova Friburgo é de que o evento atraia um público de dez a 15 mil pessoas por dia. No Centro, o palco na Praça Dermeval Barbosa Moreira receberá os shows, enquanto as escolas da Série A e do Grupo Especial, desfilam pela Avenida Alberto Braune, onde já está montada a estrutura de arquibancadas para receber os foliões. De acordo com a prefeitura, são esperados ainda cerca de 1,5 mil a 2 mil pessoas na avenida desfilando para cada uma das oito escolas de samba.

Esta semana, a prefeitura segue com a implantação da estrutura necessária para os desfiles, uma vez que a desistência da primeira empresa escolhida para realizar o serviço gerou atraso no cronograma. A empresa que havia vencido a licitação desistiu na última terça-feira, 19, e o governo teve que chamar, às pressas, outra empresa, a C. A. Jonas Locação de Estruturas para Eventos. Além da questão da montagem, a contratação ainda fez aumentar os custos estimados do evento de 700 mil para R$ 1 milhão.

Já quanto a estrutura de banheiros para atender o público, a prefeitura informa que foram disponibilizados 100 banheiros químicos, que estarão distribuídos na Praça Dermeval Barbosa Moreira e na Avenida Alberto Braune. Além destes, outras 10 unidades foram contratadas para atender ao distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

As secretarias responsáveis pela organização, entre elas a de Turismo, também estão realizando os cadastros de barraqueiros e ambulantes que trabalharão no evento durante todo o período de folia. Com isso, o número final de permissões concedidas ainda não pode ser divulgado.

Comércio animado com as vendas

Com a estimativa de público para o município, o comércio local se mostra animado com as vendas no período. Muitas lojas optaram por dar destaque nas vitrines a itens típicos do carnaval, como máscaras, fantasias e muito brilho.

De acordo com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) o mês em que ocorre o evento sempre conta maior circulação de dinheiro devido a movimentação extra de visitantes. “O carnaval é uma data que tem grande potencial de negócios porque impulsiona muitos setores da economia como comércio, serviços e a indústria do turismo. Por cair em março esse ano, os foliões ainda tiveram mais tempo para comprar suas fantasias e adereços, o que foi extremamente positivo para o comerciante".

 Rede hoteleira praticamente lotada

Um levantamento realizado pelo Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau aponta que os hotéis na área central da cidade apresentam, até esta segunda-feira, 25, uma média de taxa de ocupação de 97%.

Segundo o Convention, alguns hotéis chegaram a fechar pacotes promocionais para os cinco dias de folia. E as reservas para o final de semana também foram muitas, o que revela uma estimativa de movimentação intensa de turistas na cidade desde a sexta-feira, 1º de março até a terça-feira, 5.

A entidade estima ainda uma grande movimentação nos distritos de Lumiar e São Pedro. Apesar de não ter um parâmetro específico para medir a taxa de ocupação neste dois destinos turísticos, o balanço dos anos anteriores mostram que as reservas chegam a ultrapassar as recebidas na área central, gerando uma estimativa de até 100% de ocupação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade