Capas históricas de A VOZ DA SERRA e a memória friburguense em exposição no Cadima

Jornal participa de evento em homenagem ao aniversário de Nova Friburgo
sexta-feira, 20 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O piano de cauda, da época do Brasil Império, é um dos destaques da exposição que pode ser conferida só até este domingo (Foto: Divulgação)
O piano de cauda, da época do Brasil Império, é um dos destaques da exposição que pode ser conferida só até este domingo (Foto: Divulgação)

Uma pequena amostra das últimas sete décadas de história de Nova Friburgo pode ser conferida em algumas capas emblemáticas de A VOZ DA SERRA até este domingo, 22, no 2º piso do Cadima Shopping. O jornal é um dos integrantes das mostras do evento “Em direção aos 200 anos de memórias”, que acontece desde o início da última semana em homenagem ao aniversário da cidade.

Quem for visitar as exposições, também poderá conferir peças escravocratas como cintos de castidade, máscara de flandres, libambo e vira-mundo, cedidas pelo Centro Cultural da Almek. O espaço disponibilizou também um piano de cauda, mercadoria-fetiche no Brasil Império, além de fotografias, cedidas pelo acervo de Osmar de Castro, que retratam o espaço urbano entre fins do século 19 e meados do século 20. 

Outro trabalho disponível é o do artista plástico Mário Moreira e seus alunos, que apresentam as transformações que aconteceram na cidade com o passar dos anos. O colégio Miosótis também retrata Nova Friburgo através do olhar de seus alunos, mostrando os pontos turísticos da cidade, sua cultura e tradições.

A Galeria do Tempo destaca os trajes de época através de vestidos e chapelaria e as apresentações culturais - por meio da dança, música, oficinas ou artes cênicas – e homenageia poetas como Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa e Benito di Paula 

Além das exposições, documentários e curtas, apresentações culturais e oficinas, até uma Vila do Morro Queimado foi construída para contar de forma lúdica os 198 anos de Nova Friburgo, celebrados na última segunda-feira, 16. No espaço, o visitante poderá degustar guloseimas e bebidas, como cervejas e cachaças artesanais. O evento tem a curadoria da professora, historiadora e colunista de A VOZ DA SERRA, Janaína Botelho, e é uma tentativa de resgate da história da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: História de Nova Friburgo | cadima shopping | A Voz da Serra
Publicidade