Campesina anuncia projeto social e intercâmbio em Portugal

Banda fará turnê por municípios lusitanos e participará dos 100 anos da Filarmônica Boa Vontade Lorvanense
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A comitiva portuguesa participou de um encontro com o sambista Martinho da Vila  (Divulgação)
A comitiva portuguesa participou de um encontro com o sambista Martinho da Vila (Divulgação)

 

A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense completou 150 anos de sua fundação no último dia 6, no entanto, as celebrações pela marcante data seguiram até está terça-feira, 14, data em que a comitiva portuguesa que veio ao Brasil especialmente para o aniversário da banda, retornou à terrinha.

Essa aproximação com os portugueses já garante à Campesina mais um intercâmbio musical/cultural agenda para o mês de julho deste ano. O anúncio foi feito durante a solenidade pelos 150 anos da banda por João Azadinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova (que equivale ao cargo de vice-prefeito). A Campesina Friburguense, acompanhada do sambista Martinho da Vila, fará uma turnê pelos municípios de Penacova, Condeixa, Belmonte, Porto e Lorvão, esta última onde ainda participará das celebrações pelo centenário da banda Filarmónica Boa Vontade Lorvanense – que esteve em Nova Friburgo no ano passado - e que será comemorado em 1º de agosto.

Projeto social

Outra boa notícia anunciada durante a solenidade pelo sesquicentenário da banda foi a obtenção, via emenda parlamentar do ex-senador Eduardo Lopes, do Partido Republicano do Rio de Janeiro, de uma verba de R$ 200 mil, através da Fundação Nacional de Artes, para a realização do projeto social Tocando a Vida, que irá promover a iniciação musical de crianças, jovens e adultos em canto, coral e instrumental durante o ano de 2020. A informação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de dezembro de 2019.

“Este acontecimento é histórico para a Campesina Friburguense, tendo em vista que foi uma batalha de aproximadamente três anos e meio com o ex-senador Eduardo Lopes, em Brasília, através da orientação e indicação do presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Alexandre Cruz, que tem sido um grande parceiro da instituição”, disse Carlos Magno da Silva, o Maguinho, presidente da Campesina.

Tour dos portugueses no estado

No Brasil desde o primeiro fim de semana de 2020, a comitiva portuguesa, formada pelo presidente da Freguesia de Lorvão, Alípio Rui Félix Batista; presidente da Freguesia de Figueira de Lorvão, Pedro Assunção; representante da Filarmônica Portuguesa, Antônio Mateus da Fonseca; presidente da Banda de Açores, Lázaro Matos; vice-presidente da vila de Penacova, distrito de Coimbra, João Filipe Martins Azadinho Cordeiro; vereador da Câmara de Penacova, Luís Pedro Barbosa Antunes; vice-presidente da Filarmônica Portuguesa, Manuel da Silva Santos; e presidente do Clube Recreativo Grêmio Português, Olivério Manoel Carvalho; participou de uma série de atividades, além das comemorações pelos 150 anos da Campesina Friburguense.

Na programação, o grupo também visitou a Câmara de Vereadores e o Nova Friburgo Country Clube, onde percorreram os belos jardins e visitaram o chalé do Barão (foto), reaberto recentemente para visitação ao público. Os portugueses também visitaram pontos turísticos cariocas e almoçaram com o sambista Martinho da Vila. 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade