Campanha de doação marca o Dia Nacional do Livro

segunda-feira, 27 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Karine Knust

Hoje, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha da data de celebração foi em razão da transferência da primeira biblioteca do Brasil — instalada em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro, com acervo disponibilizado pela coroa portuguesa — para a Avenida Rio Branco, também no Rio — no dia 29 de outubro de 1810, tendo sido fundada assim a Biblioteca Nacional.

Da data da fundação até por volta de 1914, visitar a biblioteca era um dos únicos métodos para se realizar consultas aos livros e, para isso, era necessária uma autorização prévia. Felizmente, de lá para cá, tivemos grandes progressos no que diz respeito ao acesso a informação e ao conhecimento, mas ainda é preciso ir além. Pensando nisso, os pais de um dos alunos da Creche e Pré-Escola Municipal Cantinho Feliz resolveram unir forças para arrecadar livros para todas as crianças da instituição lançando a campanha intitulada "Quando o livro sobe a serra”. "A ideia surgiu porque conhecemos a escola e percebemos a necessidade de aumentar o acervo da biblioteca e, claro, como seria bacana fazer uma campanha de doação de livros para o fim do ano. A princípio, a iniciativa tinha duplo objetivo: o de aumentar o pequeno acervo da biblioteca da creche e o de presentear cada criança com um livro novo. No entanto, conversando com a diretoria da creche, consideramos que seria melhor destinar todos os livros arrecadados para as crianças, porque boa parte não tem condições de comprar e não podem levar os da escola para casa”, conta Ana Zarco Câmara, uma das idealizadoras do projeto. 

Atualmente, a creche e pré-escola atende crianças na faixa etária de um ano e cinco meses até cinco anos de idade. As turmas são formadas por: 26 crianças no Maternal II, 17 no Maternal III, 17 na Pré-Escola I e 10 na Pré-Escola II. Para quem quiser ajudar, as doações — de livros infantis e em bom estado de conservação — podem ser entregues preferencialmente até o dia 10 de dezembro, aos cuidados da diretora Emilia David de Assis, na própria sede da CMEI Cantinho Feliz, que fica localizada na RJ-116 km 72, no distrito de Mury. Para entregar os livros às crianças, uma festa será realizada nas dependências da instituição no dia 15 de dezembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia Nacional do Livro | Literatura | livro | campanha
Publicidade