Caminhada Outubro Rosa anima manhã de sábado em Friburgo

Evento encerrou mês dedicado à prevenção do câncer de mama e de colo do útero
sábado, 26 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A caminhada pela Avenida Alberto Braune (Fotos: Fernando  Moreira)
A caminhada pela Avenida Alberto Braune (Fotos: Fernando Moreira)

Centenas de mulheres participaram na manhã deste sábado, 26, da Caminhada Outubro Rosa. A passeata, que começou em frente à Prefeitura de Nova Friburgo e terminou na Praça Getúlio Vargas, em frente ao antigo Fórum, encerra as atividades da campanha de conscientização do mês voltado à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

A caminhada foi promovida pela Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma). Durante o desfile, animado por banda de música e enfeitado por balões cor de rosa, as participantes convocavam as mulheres friburguenses e se prevenirem realizando o auto exame das mamas e incentivando-os a se consultarem com ginecologistas e submeterem-se a exames laboratoriais periodicamente.

Dados do American Institute for Cancer Research demonstram que o câncer de mama é o que tem a maior ocorrência dentre as mulheres , além de ser o segundo mais comum de todos os casos da doença. O Projeto de Avaliação Contínua - que avalia globalmente a relação entre dieta, nutrição e atividade física - relaciona o risco de aquisição ao consumo de bebidas alcoólicas, peso ao nascer, altura, quantidade de gordura corporal e ganho de peso. Por outro lado, a prevenção ao risco está inteiramente relacionada à maior atividade física, o que deve ser incentivado entre as mulheres.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a estimativa do número de casos de mama este ano é de 59.700. Desde a década de 1980 até 2016, por exemplo, as taxas de mortalidade variaram de 9,2 a 12,4 por 100 mil mulheres, o que representa um aumento de 33,6% em 35 anos de observação. No entanto, é importante lembrar que a doença tem tratamento e cura, sendo necessária a devida prevenção.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade