Camerata Laranjeiras abre o 18º Festival de Inverno

Grupo surgiu há sete anos como uma oficina de verão, no bairro da Zona Sul carioca
segunda-feira, 08 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Camerata Laranjeiras (Reprodução da web)
A Camerata Laranjeiras (Reprodução da web)

A orquestra Camerata Laranjeiras será a atração de abertura do Festival de Inverno de Nova Friburgo, nesta quarta-feira, 10, às 20h30, no Teatro Municipal Laercio Ventura. A camerata  surgiu há sete anos como uma oficina de verão, no bairro carioca das Laranjeiras. Um encontro musical entre os violinistas Tiago Cosmo (Brasil), Karolin Broosch (Alemanha) e a violoncelista norueguesa Haja Petterson, motivou a formação da orquestra, que apesar da diferença de contextos sociais, se uniram por meio da música. 

O repertório do grupo é bem plural, vai de músicas tradicionais da Escandinávia com ritmos e canções brasileiras, até a música erudita com a popular, pop rock, entre outros gêneros. Uma vez por ano, o grupo formado por mulheres, Oslo Strings, faz residência artística no Rio para trabalhar em colaboração com os jovens da Camerata Laranjeiras, trazendo artistas novatos da cena pop para performances. A soma entre Brasil, Noruega e Örebro rendeu um feito incrível e transformador: 13 jovens de diferentes favelas, tiveram a chance de fazer no ano passado uma turnê internacional de sucesso para a Noruega e Suécia.

A Camerata Laranjeiras está trabalhando em projetos que tem como missão de até 2023, realizar apresentações musicais em todas as comunidades do Rio e uma turnê pelo Brasil, Alemanha e Noruega. Já existem convites de apresentações vindos de Liverpool, Londres, Itália e Alemanha.

Expressões poéticas

O festival terá ainda o lançamento da exposição Expressões Poéticas com as artistas Ana Segall, André Bringuenti, Anita Fiszon, Celso Bonfim, Maria Mandala e Marli Paes Leme, dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, que se dividem em várias nunces artísticas. A mostra será lançada no Municipal, às 19h.  

Confira a programação do festival na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/festivaldeinvernodenovafriburgo/

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música | evento
Publicidade