Câmera da Gigalink: boa opção para monitorar o Rio Bengalas

quarta-feira, 07 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

As pancadas de chuva, os alagamentos e as cheias do Rio Bengalas não são de hoje. A história de Nova Friburgo revela que desde a chegada dos suíços são registradas enchentes na cidade. Porém, depois da tragédia de janeiro deste ano ficou entranhada nas pessoas uma sensação de medo que aflora a qualquer nuvem mais escura. As pessoas estão aprendendo a tomar certos cuidados em relação ao tempo, procuram entender a meteorologia ou ficam mesmo de olhos bem abertos no nível dos rios. E foi justamente para ampliar o alcance das vistas das pessoas mais preocupadas que o diretor do provedor de internet Gigalink, Osvaldo Lucho, determinou a instalação de uma câmera na sede (Avenida Galdino do Valle Filho, 29, Centro) que permite monitorar o nível do Rio Bengalas 24 horas.

De acordo com o técnico da Gigalink, Carlos Augusto Fontão, a câmera é uma excelente ferramenta para monitoramento do nível do Rio Bengalas neste verão. A experiência não é nova. Em 2006 a empresa já havia instalado uma câmera para teste. O objetivo nem era acompanhar o sobe e desce do nível do Rio Bengalas, e sim a tecnologia, qualidade na transmissão pela rede, segurança, trânsito e a cidade de modo geral.

A câmera antiga foi desativada e reativada algumas vezes, até que mais tarde as atenções se voltaram também para o rio. E como houve a tragédia no início deste ano a câmera acabou se tornando uma boa ferramenta para que as pessoas fiquem de olho no rio via net. Em junho passado, Osvaldo Lucho determinou a reativação da câmera mais uma vez, para que possa ser novamente a ferramenta que as pessoas tanto gostaram anteriormente e chegaram a pedir sua volta. Entrou no ar no fim de novembro e como deu certo, a Gigalink, que fica numa avenida que margeia o Rio Bengalas (inclusive foi atingida pela enchente), usa as imagens da câmera até como prevenção para a própria empresa.

Carlos Augusto prevê que após o verão a câmera deverá ser novamente desativada. Afinal, no inverno praticamente não causa problemas. Mas não pode afirmar. Tudo vai depender dos usuários. O serviço poderá ser até ampliado no futuro, com uma câmera melhor, monitorando outros rios ou lugares, pois os elogios são muitos. Via internet têm chegado mensagens agradecendo o serviço, incentivando e admirando a ferramenta. E as opiniões deste verão também vão influenciar na continuação ou não desse serviço.

Ligada 24 horas, a câmera transmite as imagens para um servidor que as repassa automaticamente, ao vivo, para os usuários. A vantagem é que as pessoas podem acompanhar o nível do Rio Bengalas de qualquer lugar onde haja sinal de internet. Mesmo quando viajarem. E de onde estiverem podem tomar medidas preventivas, avisar pessoas. Pode até servir para setores oficiais, como a Defesa Civil.

A câmera da Gigalink pode ser acessada pelo site www.gigalink.com.br, clicar em “câmera” no campo “conteúdo”. O vídeo é exibido em Windows Media Player.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gigalink
Publicidade