Câmara Municipal faz sessão especial nesta quinta-feira em defesa da Uerj

Legislativo vai discutir importância da instituição e buscar soluções para a crise no Instituto Politécnico
quarta-feira, 08 de março de 2017
por Alerrandre Barros
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro/Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realiza nesta quinta-feira, 9, às 18h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Centro, uma sessão especial para debater a importância do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj) para o desenvolvimento da cidade e da região, e vai discutir também soluções para a crise na instituição.   

A sessão é organizada pelos vereadores Pierre Moraes, Johnny Maycon, Norival Espíndola, Naim Pedro, Nazareth Catharina e Vanderleia Lima, conta com apoio dos demais parlamentares e vai receber professores e alunos da Uerj. “É fundamental a participação da população, especialmente de quem defende a educação como meio de transformação de nossa sociedade e de garantia de um futuro melhor para nossos jovens”, informa a nota.

O início do segundo semestre letivo de 2016 no IPRJ e nas demais unidades da Uerj, atrasado por causa de uma greve que durou mais de 150 dias, foi adiado cinco vezes este ano devido ao atraso no pagamento de salários de servidores e bolsas de alunos e nos repasses para empresas que prestam serviços de segurança, limpeza e manutenção. O estado pagou apenas 76% dos recursos para a instituição no ano passado. A Uerj tem uma dívida de mais de R$ 360 milhões.

Enquanto o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, tenta aprovar na Alerj um pacote de medidas para que a União socorra o estado, a reitoria da Uerj decidiu suspender o início do período letivo por tempo indeterminado até a regularização dos repasses. Não há prazo para que isso ocorra. O governo afirma que a prioridade é pagar os salários dos servidores. A maior parte do funcionalismo, incluindo o da Uerj, vem recebendo o pagamento em parcelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UERJ
Publicidade