Cadeirantes terão treinamento de badminton em Friburgo

Paratletas serão treinados por Vinícius Pontes no ginásio Adhemar Combat, na Via Expressa
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
por Vinicius Gastin
Cadeirantes terão treinamento de badminton em Friburgo

Um esporte relativamente jovem, mas que exige técnica, concentração, agilidade e traz consigo belas histórias de superação. O badminton, cada vez mais praticado pelo brasileiro, pode ganhar um espaço interessante em Nova Friburgo. Isso porque o atleta Vinícius Pontes procurou a prefeitura em busca de apoio para iniciar um treinamento de badminton para cadeirantes na cidade.

"Eu sou um apaixonado pelo esporte, não importa qual. Talvez eu seja uma ferramenta para as pessoas com deficiência praticarem esporte aqui em Nova Friburgo", comenta.

Cadeirante desde 2003, Vinícius é fuzileiro naval reformado e, há cerca de dez anos, começou a praticar esportes adaptados. Inicialmente, as atividades escolhidas foram o rugby e o tênis, sendo que neste último, ele alcançou alto rendimento, conquistando o terceiro lugar no ranking nacional do esporte na modalidade adaptada, além da 56ª posição mundial.

Segundo informou o município, através da Secretaria de Esportes, o projeto de Vinícius vai ter apoio do município. A pasta garante que o Ginásio Adhemar Combat, localizado na Via Expressa, em Olaria, passou por reformas e adaptações recentes, e reúne as condições necessárias para viabilizar a prática de esportes adaptados no local. “As alterações feitas na quadra em Olaria permitem que outras pessoas cadeirantes possam praticar o esporte também, já que é uma modalidade que abraça várias categorias”, afirma o secretário de Esportes, Waldemir Velloso.

O projeto de treinamento e atividades vai contar com apoio do professor Juliano Wernech Ribeiro. O badminton adaptado tem seis classificações que dão oportunidade aos atletas de alcançarem patamares mais altos. Nas últimas olimpíadas, no Rio de Janeiro em 2016, o país teve o primeiro atleta competindo no esporte e, nos próximos jogos, teremos também a modalidade parabadminton. Os atletas e interessados em praticar o esporte e conhecer melhor o projeto podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes, que fica na Avenida Alberto Braune, 225, na sede da prefeitura.

Sobre o badminton

O badminton é um esporte parecido com o tênis, mas no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Parece simples de ser praticado, mas na prática são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. O esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a colonização inglesa (século XIX). No país asiático, o jogo possuía o nome de ‘poona’. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou ‘birdie’). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede, assim como a bola no tênis. Quando isto acontece é contabilizado um ponto, assim como quando a peteca é jogada para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário.

O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos. No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton), que possui 19 federações filiadas. As mesmas são gestoras da promoção e desenvolvimento do badminton na região do seu respectivo Estado.

As principais competições de badminton são a Copa Sudirnan (duplas masculino e feminino), Copa Thomas (duplas masculinas), Copa Uber (duplas feminino). Porém, a competição mais importante é o Campeonato Mundial de Badminton. O último ocorreu em Jacarta (capital da Indonésia) em agosto de  2015. O Mundial seguinte ocorreu em 2017 (entre 21 e 27 de agosto), na cidade de Glasgow (Escócia).

2 fotos – legendas:

1- Vinícius Pontes busca apoio e passa a desenvolver a prática do badminton em Nova Friburgo

2- Esporte ganha cada vez mais adeptos no país e passa a ser opção também para os friburguenses

//////////////////////////////

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: badminton
Publicidade