Bombas ecológicas serão lançadas em voos de parapente no Caledônia

Ação acontecerá no dia 14 de outubro. Ao todo, mais de mil sementes serão despejadas
terça-feira, 03 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa

A segunda edição do projeto Bomba de Sementes da EcoModas já tem data e local definidos. A ação, que tem como objetivo restaurar áreas ambientais de difícil acesso,  acontecerá no dia 14 de outubro, no Pico do Caledônia, de onde 20 pilotos partirão em voos de parapente e lançarão sementes.  O alvo será margens de rios e nascentes.

De acordo com um dos organizadores do evento, Alex Santos, serão lançadas do céu mais de 1000 bombas de sementes contendo diversas espécies nativas da Mata Atlântica. O local de partida será a montanha do Caledônia – considerada um dos melhores locais para este tipo de atividade no Brasil-, e a chegada dos pilotos será no bairro Cardinot.

Segundo Alex, as sementes serão confeccionadas em parceria com as Secretaria de Educação e Meio Ambiente. “Esta será uma ação ecológica pioneira no Brasil e mais do que trazer publicidade ao grupo de parceiros envolvidos, queremos acima de tudo fomentar a conscientização ambiental das crianças, de modo que elas levem ao longo de suas vidas a lembrança deste acontecimento e que sintam-se motivadas a desenvolverem ações semelhantes  pelo bem coletivo. Além disso, desejamos propor ainda mais visibilidade para esta prática esportiva na região”, disse ele.

A primeira edição do projeto Bombas ecológicas aconteceu no dia 3 junho deste ano. Na ocasião, mais de cem pessoas acompanharam  na Praça do Suspiro e do alto do Teleférico, o lançamento de cerca de 1.500 mudas com sementes de Mata Atlântica sobre uma área desmatada do Morro da Cruz. O objetivo era reflorestar a área, fortemente atingida na tragédia de janeiro de 2011. A ação marcou, em Nova Friburgo, o início das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo site www.ecomodas.com.br/bombadesementes/parapente/ ou pelo telefone (22) 2526-5572.

 

LEIA MAIS

Ação civil pública ainda não teve mérito julgado, mas escritório pode fechar as portas já em dezembro

Friburguense planeja finalizar sozinho, ainda neste sábado, coleta de todas as garrafas de vidro deixadas no local

Via foi aberta em área de Mata Atlântica entre Nova Friburgo e Bom Jardim para criação de cavalos e produção agrícola

Publicidade
Agora Faz