Bloco do Frizão vai homenagear os 200 anos de Friburgo

Abadás começaram a ser vendidos no dia 12, na secretaria e na cantina do Friburguense
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
por Vinicius Gastin
Bloco do Frizão vai homenagear os 200 anos de Friburgo

Uma das principais instituições do município, o Friburguense terá nos componentes do Bloco do Frizão a sua representação para homenagear os 200 anos de Nova Friburgo. A já tradicional participação da agremiação no carnaval friburguense terá como tema o bicentenário da cidade, através do enredo: "Nova Friburgo: 200 anos de história, um relicário de glórias". Os abadás começaram a ser vendidos no dia 12, na secretaria e na cantina do Friburguense.

Para este ano foram confeccionadas 600 unidades, 100 a mais que em 2017, e todas elas devem se esgotar até o dia 8 de fevereiro, quando o bloco se apresenta na Avenida Alberto Braune. O samba-enredo, composto por César Fonseca, já está sendo cantado pelos componentes durante os ensaios, que geralmente acontecem às sextas-feiras à noite ou sábados à tarde. A letra faz um breve passeio pela história do município e termina com "parabéns pra você".

A história do bloco

O Bloco do Frizão surgiu a partir da "Segunda sem lei", evento realizado às segundas-feiras de carnaval por amigos no Friburguense. O encontro ocorria na churrasqueira do clube logo depois do tradicional futebol das piranhas. Aos poucos, a festa foi perdendo força e o número de participantes diminuiu. No final de 2005, Edmilson Debossan e o xará Edmilson Py criaram o projeto de um bloco para desfilar na sexta-feira de carnaval, aprovado pelo então vice-presidente social, Jones Canto.

O bloco evoluiu e hoje possui instrumentos próprios, comprados com o dinheiro da venda das camisetas. O montante também é utilizado na manutenção de algumas peças e compra de adereços. Os enredos retratam assuntos ligados ao esporte e desde 2005, ano de sua fundação, o Bloco do Frizão só não desfilou em duas oportunidades.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade