Bispo Diocesano de Nova Friburgo renuncia ao cargo em carta aberta

Dom Edney alegou que se sente “cansado e esgotado diante de toda a situação que se arrasta ao longo deste decênio e, particularmente, nesses últimos meses”
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Às vésperas do Natal, a comunidade católica foi surpreendida com o anúncio feito pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, que renunciou ao cargo neste domingo, 22, após divulgar uma carta aberta endereçada aos sacerdotes, diáconos e religiosos friburguenses. No comunicado, Dom Edney afirmou que se sente “cansado e esgotado diante de toda a situação que se arrasta ao longo deste decênio e, particularmente, nestes últimos meses”. Apesar do pedido de renúncia, a programação das Santas Missas até o momento não sofreu alterações. 

Diz ainda que “todos os projetos já executados ou aqueles que, a partir de agora, coloco sob o olhar da Providência de Deus, padeceram de incompreensões e dissabores que foram gradativamente consumindo as minhas forças. Sempre quis o melhor para Deus e para esta Igreja particular que tanto amo, porém nem sempre fui compreendido”.

E completa afirmando que “para evitar que meu desgaste emocional e psicológico possa atrapalhar ou retardar o crescimento do Reino de Deus nesta diocese, apresentei no dia 19 de dezembro ao Santo Padre Francisco o meu pedido de renúncia como Bispo Diocesano, por amor à Igreja e pelo meu próprio bem espiritual”.

Abaixo, a íntegra da carta aberta divulgada pelo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Diocese | D. Edney
Publicidade