Biometria: 450 mil eleitores precisam fazer cadastramento este ano

Cantagalo, Carmo e Sumidouro já iniciaram processo em junho, enquanto Cordeiro, Macuco e Madalena começam em agosto
segunda-feira, 15 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Biometria: 450 mil eleitores precisam fazer cadastramento este ano

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou nesta sexta-feira, 12, que 452.051 eleitores, em 18 cidades fluminenses, precisam fazer o cadastramento biométrico obrigatório este ano para as eleições municipais de 2020. Quem não comparecer ao cartório eleitoral para realizar o procedimento até o final do prazo, terá o título cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições municipais. 

Nova Friburgo não está na lista de municípios em que a biometria é obrigatória, mas cidades próximas já iniciaram o procedimento em junho, como Cantagalo, Carmo e  Sumidouro. Outras iniciam o cadastramento em agosto: Cordeiro, Macuco e Santa Maria Madalena. Eleitores dessas cidades, portanto, devem ficar atentos aos prazos para fazerem o registro da digital. 

"A biometria evita fraudes, uma vez que as digitais são únicas, tornando impossível o eleitor se inscrever mais de uma vez, assim como votar no lugar de outro", explicou. "Os dados do cadastro ficam tão confiáveis que serão o embrião do documento nacional de identidade", afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira

Para o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar ao cartório eleitoral documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e o título de eleitor. Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica. 

No site do TRE-RJ, no link http://bit.ly/2Gb5RyB, o eleitor pode consultar se precisa realizar o cadastramento da digital. Em caso positivo, ele deve agendar o atendimento pelo próprio site do tribunal ou pelo telefone (21) 3436-9000. Segundo a Justiça Eleitoral eleitores de todo o estado que ainda não possuem as digitais cadastradas podem fazer o procedimento desde já, evitando filas no futuro. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições
Publicidade