Bernardo Ribeiro passa a ter rua com seu nome no Cônego

Jogador de futebol friburguense morto em 2016, no auge da carreira, rodou o mundo e é ídolo
segunda-feira, 09 de outubro de 2017
por Vinicius Gastin
A família de Bernardo junto à placa em homenagem ao atleta (Foto: Henrique Pinheiro)
A família de Bernardo junto à placa em homenagem ao atleta (Foto: Henrique Pinheiro)

Nem sempre é preciso viver por muitos anos para fazer diferença e marcar o nome na história. Até porque não é possível prever o tempo de cada um neste planeta. Há quem consiga, em pouco tempo, cumprir a missão em vida e fazer por merecer o reconhecimento em forma de homenagem. Bernardo Salim Ribeiro é um exemplo clássico, bem como o estilo de jogo que o levou a ser uma das maiores revelações do esporte municipal nos últimos anos. Fora de campo, a educação, a conduta e os princípios fizeram dele um exemplo. Acostumado a promover alegria através do futebol, Bernardo, a partir de agora, temseu nome eternizado em uma rua de Nova Friburgo, no bairro Cônego.

A inauguração da placa, emocionante, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, dia de aniversário do atleta. Além da família, estiveram presentes autoridades como o deputado estadual Comte Bittencourt e a primeira-dama Cristina Bravo, que representou o prefeito Renato Bravo. Cristina homenageou Bernardo enaltecendo o exemplo de profissional do esporte, na breve vida como atleta profissional. 

A mãe, Jamila, agradeceu a presença de tantos amigos, a indicação da Câmara Municipal, e pediu uma oração para Nossa Senhora, já que estamos na semana de Nossa Senhora Aparecida.Todos rezaram um Pai Nosso e soltaram bolas brancas em homenagem a Bernardo (foto).

A indicação foi aprovada pela Câmara Municipal de Nova Friburgo, sancionada pelo prefeito Renato Bravo e publicada na edição do último dia 2 do Diário Oficial do município em A VOZ DA SERRA. A antiga Rua Jonas José da Cunha, que começa na Wenceslau Braz e termina na Ubatuba, passa a se chamar Rua Bernardo Salim Ribeiro. 

“Linda homenagem. Agora o nosso anjo Bernardo Ribeiro vai virar nome de uma rua em Nova Friburgo. Estou muito feliz por esse reconhecimento. E, claro, com muitas e muitas saudades também”, escreveu o irmão Luiz Gabriel Salim Ribeiro, também atleta de futebol, em seu perfil de uma rede social.

Friburguense de nascimento, Bernardo Salim Ribeiro era muito querido pelos amigos e companheiros de todos os times por onde passou. Filho da ex-vereadora e ex-secretária de saúde de Nova Friburgo, a neurocirurgiã Jamila Calil, foi formado nas categorias de base do Flamengo. Meia-atacante habilidoso, dono de boa visão de jogo e chute potente de média e longa distância, ficou muito tempo no futebol da Albânia, onde conquistou os torcedores e foi tratado como ídolo. Além disso, também passou por países como Finlândia, Itália e Austrália antes de acertar com o Inter de Lages no segundo semestre de 2015.

Apesar de ter nascido em Nova Friburgo, Bernardo foi morar no Rio de Janeiro muito cedo e defendeu o Friburguense pela primeira vez na carreira no Estadual de 2016. Peça importante no elenco dirigido por Gerson Andreotti, o meia participou de nove dos 15 jogos. Não chegou a marcar gols, mas carimbou a trave no jogo contra a Portuguesa, em lance que poderia ter salvado o Tricolor da Serra do rebaixamento na competição.

Bernardo Ribeiro cuidava do futuro profissional e preparava o casamento, quando na noite de 7 de maio do ano passado, acabou falecendo vítima de um mal súbito. Bernardo jogava uma partida de futebol em um torneio amador promovido pela Liga de Cataguazes, na cidade de Recreio, em Minas Gerais. Ele defendia a equipe do Ideal F.C. O jogo aconteceu no Estádio Alcides Campos. O meia pediu substituição no fim do primeiro tempo, pois já havia se sentido mal, mas logo em seguida caiu desfalecido no gramado. Bernardo chegou a ser conduzido pela ambulância para o hospital da cidade, mas não resistiu e acabou falecendo. Tanto o velório quanto o sepultamento reuniram centenas de pessoas, dentre familiares, amigos e fãs, em um momento de grande comoção por toda a cidade.

A VOZ DA SERRA aplaude a iniciativa e faz côro à homenagem.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade