Aumenta a participação de produtores locais na merenda escolar de Cantagalo

Intenção da Secretaria de Educação é realizar em 2016 um único chamamento para o ano todo, para beneficiar produtores que sofrem com a sazonalidade
terça-feira, 06 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Com a garantia de um cliente certo e que oferece vantagens até no transporte, produtores se aproximam das compras governamentais (Foto: Gilmar Marques)
Com a garantia de um cliente certo e que oferece vantagens até no transporte, produtores se aproximam das compras governamentais (Foto: Gilmar Marques)

A Secretaria de Educação de Cantagalo realizou chamamento público em setembro para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal de ensino durante o segundo semestre de 2015. O resultado, considerado um avanço, mostrou aumento de 200% na participação dos agricultores do próprio município. Enquanto no chamamento do primeiro semestre apenas um agricultor de Cantagalo foi contemplado, desta vez foram três os beneficiados—Rubens Zanon Leite (aipim), Edimilson Huguenin Ladeira (banana) e Maria Acácia de Mattos (abóbora, aipim, feijão e couve).

A expectativa da Secretaria de Educação é de que o número de participantes aumente ainda mais, já que a busca por informações aumentou após a realização dos chamamentos públicos. Para isso, os produtores interessados estão sendo cadastrados e têm recebido orientações da Secretaria, que em 2016 pretende realizar apenas um chamamento público para o ano inteiro, o que vai beneficiar um número maior de produtores—que sofrem com a sazonalidade dos produtos.

Em 2014 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação destinou à merenda da rede municipal de ensino de Cantagalo R$ 187,424 mil. Deste montante, por lei, 30%, no mínimo, tem que ser aplicado na aquisição de produtos frescos de pequenos produtores, sob regime de agricultura familiar ou organizados em cooperativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: merenda escolar | agricultura familiar | Chamamento Público
Publicidade