Atrações dos 199 anos de Nova Friburgo começam esta semana

Exposições, música, dança, teatro, enredo dos 200 anos, entrega de títulos, comidas típicas
terça-feira, 09 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Desfile de aniversário de Nova Friburgo de 2016 (Foto: Arquivo AVS)
Desfile de aniversário de Nova Friburgo de 2016 (Foto: Arquivo AVS)

As atrações de comemoração dos 199 anos de Nova Friburgo começam nesta quarta-feira, 10, com a abertura da exposição fotográfica itinerante “Recantos da Cidade”, organizada pela Fundação D. João VI, que reunirá fotos do arquivo do Pró-Memória e registros da fotógrafa Regina Lo Bianco. As fotos poderão ser conferidas no saguão do Palácio Barão de Nova Friburgo.

A exposição vai mostrar fatos e momentos marcantes do município, passando por personalidades friburguenses, espaços públicos e acontecimentos históricos, conduzindo o cidadão através da história de Nova Friburgo, por meio do rico acervo do Pró-Memória, que promove a pesquisa histórica do município e regiões vizinhas.

No dia 16 de maio, feriado municipal e dia do aniversário da cidade, a programação oficial vai começar às 8h30 com o tradicional hasteamento de bandeiras e a execução dos hinos Nacional e Municipal em frente à prefeitura, na Avenida Alberto Braune. A partir das 8h50, acontecerá o desfile cívico-militar, que vai reunir escolas públicas e particulares, entidades locais e delegações militares na avenida.

Na Via Expressa, haverá apresentação do mágico Gabriel Mattos, a partir das 12h. Logo em seguida, às 12h30, os palhaços da Família Clou sobem no palco para fazer a alegria de crianças e adultos. A banda Harmonia Enlouquece vai tocar às 13h30. A partir das 14h, terá apresentação teatral da Cia Festa & Alegria. Das 16h até às 21h30, as bandas Braza Beat, Expresso Santiago e Os Bartira encerrarão a festa.

No mesmo dia, a Câmara de Vereadores vai entregar a Comenda Barão de Nova Friburgo, maior honraria do Legislativo municipal, ao ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, e o título de Cidadão Friburguense a outras 42 personalidades que, embora não tenham nascido na cidade, moram e contribuem para o desenvolvimento de Friburgo, prestando relevantes serviços em diversos segmentos. A solenidade será às 18h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro.

Outra atração bastante esperada no dia 16 de maio é a apresentação do enredo da Unidos do Cubango, escola de samba de Niterói que vai levar “O Bicentenário de Nova Friburgo” para a Marquês de Sapucaí, no carnaval do próximo ano. O evento será realizado às 17h, no barracão da Unidos da Saudade, no Bairro Ypu, e vai contar com apresentações das baterias das duas escolas e demais integrantes.

Paralela à programação oficial, o Cadima Shopping também vai comemorar os 199 anos da cidade com a mostra “A minha cidade...”, que será aberta na próxima quinta-feira, 11, no segundo piso do centro comercial da Rua Moisés Amélio, no Centro. O trabalho de alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores conta com orientação do professor e artista plástico Mário Moreira.

Ainda no dia 11, no primeiro piso, haverá apresentação de canto coral, sob regência de Diogo Rebel, da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, a partir das 18h. O grupo folclórico suíço da Associação Fribourg-Nova Friburgo se apresentará às 18h30. Logo em seguida, o Studio 3D - Núcleo de Artes e Dança fará apresentação de dança clássica, às 19h.

A programação especial no Cadima continua no dia 12, com apresentação do cantor e compositor Josué Brasileiro, às 19h. Em seguida, o Duo Otius, com Allan Gandhur e Ane Rafaella, toca às 20h. No dia 13, a banda Toque Feminino apresentará clássicos da Música Popular Brasileira, às 19h.  

Já no dia do aniversário da cidade, 16, as comemorações continuam com apresentação de dança clássica do Studio 3D, a partir das 14h. Logo depois haverá o jogral da Academia Friburguense de Letras (AFL), às 15h, e, para fechar o dia, o cantor e compositor Wilson Bizzar vai se apresentar às 16h.

Ainda no Cadima, dia 19, os músicos Jean Lucas e Mateus Peek tocarão às 18h. No dia seguinte, 20, haverá apresentação de uma cena aberta “Nova Friburgo e o trem” com os alunos do ensino fundamental do Colégio Anchieta, sob direção da teatróloga Jane Ayrão, às 17h. O grupo folclórico suíço da Associação Fribourg-Nova Friburgo se apresenta às 19h.

Alunos da Escola Superior de Gastronomia da Cândido vão oferecer iguarias de cantões de onde vieram colonos suíços em barracas estilo chalet. Encerrando a programação especial do shopping, no dia 21, a banda de música do Colégio Nossa Senhora das Mercês fará apresentação às 17h.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | bicentenário
Publicidade