As diversas atrações da estrada Tere-Fri

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
As diversas atrações da estrada Tere-Fri
As diversas atrações da estrada Tere-Fri

A RJ-130 é popularmente conhecida como Estrada Teresópolis–Friburgo ou, simplesmente, Tere-Fri. A rodovia que liga os dois municípios possui um circuito com diversas atrações turísticas, que incluem atrações artísticas, históricas e gastronômicas.

Localizado no quilômetro 55, o Jardim do Nêgo é um atrativo que já existe há mais de três décadas e foi criado pelo cearense Geraldo Simplício — o Nêgo. O ateliê possui 17 esculturas feitas de barro de forma totalmente artesanal pelo artista plástico.

 Na tragédia das chuvas de janeiro de 2011, o espaço acabou sendo afetado e quatro das obras foram danificadas, além de uma ter desaparecido, provavelmente carregada pelas águas. A atração foi reaberta meses após o desastre, depois de ter passado por diversas reformas e receber novas esculturas. O Jardim do Nêgo abre diariamente e seu horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Em Conquista, também no circuito da Tere-Fri, tem a histórica Casa Suíça, anexada à Chocolateria e Queijaria Suíça, que possui diversos atrativos gastronômicos. Localizada no quilômetro 18, a atração (por muitos anos conhecida como Queijaria Escola) foi criada em 1987 e é referência da representação da cultura suíça na cidade. 

No anexo, é possível conhecer a história da colonização da cidade através de diversos artigos, reunidos na galeria de arte, na butique de livros e adjacências. O local conta também com auditório para 155 pessoas e loja de souvenires. Com funcionamento de segunda a domingo, a Casa Suíça fica aberta das 9h às 18h.

Outra atração interessante da Tere-Fri é o Ecomuseu Apícola, criado em 2004 pelo apiário Amigos da Terra. Com objetivo de atender a crescente demanda de informações sobre a atividade apícola, o museu procura educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas, além de seus produtos e ecossistemas associados. É um lugar muito interessante para aqueles que procuram conhecer sobre os animais produtores de mel e como é o trabalho dos apicultores de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: RJ-130 | Tere-fri | Turismo
Publicidade