Artista friburguense expõe seus trabalhos em Paris

Inspirada pela Lava Jato, Rose Aguiar participará de várias mostras na Europa explorando efeitos da água
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Um dos trabalhos de Rose Aguiar que serão expostos no Carrosel do Louvre
Um dos trabalhos de Rose Aguiar que serão expostos no Carrosel do Louvre

A artista plástica e fotógrafa de Nova Friburgo Rose Aguiar não para de se destacar no cenário internacional. Após participar da exposição coletiva Woman’s Essence, que reuniu o talento de 50 mulheres artistas de todo o mundo no espaço Commines, em Paris, em março deste ano, Rose volta à Europa esta semana. Isso porque, de hoje, 19, a domingo, 22, os trabalhos desenvolvidos pela artista farão parte de diversas mostras em Paris.

A primeira participação de Rose será em uma feira de arte contemporânea com participação de galerias de todo o mundo, no Carrossel do Louvre. Logo depois, a artista de Nova Friburgo participa do Mola - Museum Living Art Paris, um dos maiores leilões internacionais, no Hotel Drouot. Este evento também contará com a presença de outra artista plástica friburguense, Denise Berbert. Ainda nesta semana, Rose terá seus trabalhos divulgados no Guide, um famoso catálogo de arte contemporânea que reunirá as obras apresentadas também no Carrossel do Louvre. A participação da artista nestes eventos acontece sob a curadoria de Heloíza Azevedo Art.

Nesta visita à Europa, Rose Aguiar apresenta um pouco do que foi desenvolvido em uma de suas últimas criações, a exposição Lava Jato. De acordo com a artista, a elaboração do projeto surgiu a partir de uma aula de artes que levou alunos a um lava-jato de Nova Friburgo. Após esse dia, Rose começou a mergulhar em uma pesquisa que lhe rendeu mais de 500 fotografias. A proposta é levar o público a ter uma experiência diferenciada do olhar. Ideia que, inclusive, despertou na autora o interesse pela pesquisa sobre os efeitos possíveis que a água pode render em trabalhos artísticos.

Rose Aguiar mora em Nova Friburgo há mais de 30 anos e desde jovem se dedica às artes visuais. Com graduação em Artes no Bennett e três pós  graduações na mesma área, Rose trabalha com desenho, xilogravura, aquarela e fotografia há mais de 35 anos, tendo realizado exposições individuais e coletivas em diversos estados do Brasil, como Fortaleza, Goiás, São Paulo, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro, além de mostras no exterior, como Nova York, Portugal, Osaka e Milão.

Após os eventos em Paris, aproveitando a viagem, Rose e uma ceramista do Rio  participando de uma exposição na We Contemporary Art Show 2017  e do lançamento do catálogo da mesma, em Roma, nos dias 26,27 e 28 de outubro. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte
Publicidade