Apreensões de drogas têm queda neste ano em Nova Friburgo

Atrasos de salários e no pagamento de extras reduz policiais militares nas ruas desde o início do ano
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Papelotes entregues por duas jovens a um rapaz na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro, apreendidos pela polícia (Foto: 11ºBPM)
Papelotes entregues por duas jovens a um rapaz na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro, apreendidos pela polícia (Foto: 11ºBPM)

Policiais do 11ºBPM flagraram duas jovens entregando uma carga de cocaína para um rapaz, na noite da última quarta-feira, 16, na Praça Lafayette Bravo, no centro do distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. O trio foi conduzido à Delegacia Legal do município por volta das 21h30, após uma denúncia anônima. 

De acordo com a PM, agentes do Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) ficaram observando a movimentação das acusadas, de 13 e 18 anos, na praça e efetuaram o flagrante depois que elas entregaram a carga para o jovem, de 19 anos. Na bolsa havia 60 sacolés de cocaína. 

As jovens são moradoras do Alto do Floresta e estavam atuando na entrega de cocaína e também maconha para revenda no distrito. Na 151ªDP, após o registro do flagrante os jovens maiores de idade permaneceram presos e a adolescente de 13 anos ficou apreendida à disposição da Justiça. 

O número de ocorrências policiais com apreensão de drogas, no entanto, vem diminuindo, neste ano, na cidade, como mostra o levantamento mensal feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Entre janeiro e setembro deste ano, pelo menos 333 casos do tipo foram registrados na Delegacia Legal de Nova Friburgo, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 430 ações com apreensão de drogas, número maior que o registrado em 2014.

A queda de quase 30% nessas ocorrências este ano é mais um reflexo da crise no estado. Além de atrasar o pagamento de salários dos servidores por falta de recursos, o governo não tem dinheiro para pagar o Regime Adicional de Serviço (RAS), adicional que aumenta o número de policiais militares nas ruas. Por isso, poucos agentes têm aderido ao extra que, em média, acrescenta R$ 127 no salário, por 12 horas de serviço.

Em abril, A VOZ DA SERRA já havia noticiado que os atrasos no pagamento do RAS reduziu em 20% o número de PMs nas ruas de Nova Friburgo, segundo estimativa do 11º BPM. Para amenizar o número menor de agentes no policiamento ostensivo, o comandante do batalhão, coronel Carlos Eduardo Hespanha, tem realizado as operações “Fecha Quartel”, que leva para as ruas os policiais que trabalham no setor administrativo do batalhão.

Na última semana, a penúria nas contas do estado quase parou as viaturas da PM. O fornecimento de combustível, que desde o primeiro semestre deste ano é racionado, quase foi interrompido pela Petrobras Distribuidora na última quarta-feira, 16. O governo deve a empresa mais de R$ 31 milhões. Após ser notificado da decisão, o estado fez um acordo com a fornecedora e conseguiu manter o fornecimento. 

Depois disso, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou que todo o estoque de combustível apreendido em operações de fiscalização da Barreira Fiscal, da Secretaria estadual de Governo, poderá ser utilizado para abastecer a frota do estado. A operação já apreendeu 3,8 milhões de litros de combustíveis (gasolina, etanol e diesel) que chegaram ao Rio de Janeiro sem o pagamento de impostos ou com outras irregularidades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: tráfico de drogas | Crise
Publicidade