Após noite de eclipse, madrugada de ventania em Friburgo

Ciclone extratropical na costa derruba de novo temperaturas, que voltam a subir aos poucos até o fim de semana
quarta-feira, 17 de julho de 2019
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A lua eclipsada, fotografa por João Luccas de Oliveira em Nova Friburgo
A lua eclipsada, fotografa por João Luccas de Oliveira em Nova Friburgo

Um ciclone extratropical formado na costa da Região Sudeste, derrubou, mais uma vez, as temperaturas em Nova Friburgo e provocou fortes rajadas de vento durante a madrugada. Nesta quarta-feira, 17, a mínima deve ficar em 6 graus, porém subir, gradativamente, durante a semana, chegando a 11 graus no domingo. A quarta amanheceu com uma densa camada de nuvens sobre o Caledônia (foto abaixo, de Adriana Oliveira).

A queda na temperatura coincidiu com a noite de um eclipse lunar parcial visto em todo o Brasil. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite. O último eclipse lunar do ano  pôde ser visto desde as 17h desta terça, 16, até cerca de 20h. 

O ciclone provocou ventos de até 77km/h na capital fluminense. Em Friburgo, não há informações oficiais sobre a velocidade do vento, que teria derrubado um sinal de trânsito na Ponte da Saudade. Segundo o Climatempo, esse ciclone se afasta da costa do Sudeste no decorrer desta quarta, mas ainda provoca ventos que deixam o mar agitado, com ressaca e ondas de até três metros.

Veja outra foto do eclipse, clicado pela leitora Renata Nicolas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade