Após dificuldades, Afape está funcionando com força total

quarta-feira, 23 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Após dificuldades, Afape está funcionando com força total
Após dificuldades, Afape está funcionando com força total

 

 

Texto e fotos: Flávia Namen

 

 

A Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) é pioneira em toda região na prestação de serviços para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. Fundada em 15 de setembro de 1962, a entidade surgiu da iniciativa da educadora Olga Magliano Bastos em oferecer atividades terapêuticas voltadas ao desenvolvimento dessa parcela da população e está localizada na Avenida José Pires Barroso (Via Expressa) 1001, em Olaria. 

 

 

Com a morte de sua fundadora, em julho de 2010, e os estragos provocados pela catástrofe climática de 2011, a tradicional instituição passou por momentos difíceis e chegou a funcionar provisoriamente na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria. "Nossa sede ficou interditada mas não interrompemos nossas atividades e a busca de recursos para realização das obras de recuperação. Felizmente, nosso muro foi refeito com verbas do PAC e todo terreno está cercado por uma cortina atirantada”, explica o presidente Jorge Wilson Soares Vieira, que ocupa o cargo desde abril de 2011, após assembleia seguida de eleição.

 

 

Além dos problemas estruturais, a entidade também passou por várias dificuldades financeiras. "A situação era caótica quando cheguei aqui, com dívidas tributárias e trabalhistas e falta de verbas federais e estaduais devido à ausência de projetos. Aos poucos, conseguimos equilibrar as finanças e elaborar projetos para obtenção de recursos. Ainda passamos por alguns problemas como a demora na liberação de repasses ocorrida no primeiro semestre deste ano”, explica o presidente lembrando dos atrasos no pagamento dos convênios da secretaria municipal de Assistência Social e Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um trabalho voltado para a inclusão social

 

 

Dificuldades à parte, a história da Afape também se escreve com muitas vitórias. Atualmente a entidade atende 289 clientes/alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais de várias faixas etárias promovendo sua inclusão social e transformando-os em cidadãos conscientes e atuantes. Para isso, a associação conta com uma competente e dedicada equipe multidisciplinar, formada por 35 profissionais, entre psicólogos, fisioterapeutas, instrutores e professores de informática, esportes, dança e música. "Além do profissionalismo, é uma equipe que trabalha com muito amor”, destaca Jorge. 

 

 

O importante trabalho tem sido reconhecido pela sociedade civil, que costuma colaborar com os eventos beneficentes promovidos em prol da Afape. O mais recente deles foi o yakisoba realizado no último dia 6, que lotou a sede da instituição e arrecadou mais de R$ 16 mil. "Foi a maior festa que a Afape realizou até hoje”, observa o presidente.

 

 

Empolgado com as conquistas da instituição, Jorge Wilson tem planos de ampliar os serviços da entidade e está esperançoso quanto à doação de um moderno equipamento da área neurológica. "Isso tornaria a Afape uma referência no setor. Em recente reunião com os procuradores do Trabalho de Nova Friburgo foi levantada a possibilidade de aquisição deste equipamento pelas empresas que teriam que pagar multa por descumprirem a legislação que determina a contratação de pessoas com deficiência”, explica ele. 

 

 

Para Jorge, a entidade está cada vez mais próxima da comunidade e cumprindo seu papel de valorizar as pessoas com necessidades especiais e acolher seus familiares. "A Afape sempre primou por um atendimento qualitativo e vem tendo uma equipe cada vez mais integrada e autônoma que contribuem para torná-la uma instituição formadora de opinião e de transformação social”, conclui ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sede da associação, localizada na Via Expressa, chegou a ser interditada após a

 

 

catástrofe de 2011, mas já passou por obras de recuperação  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O atual presidente, Jorge Wilson Soares Vieira (c), destaca a dedicação e o profissionalismo da equipe 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crianças e adultos portadores de necessidades especiais são atendidos

 

 

pela instituição, que oferece várias atividades, como aulas de música

 

 

 

 

 

 

 

Depoimentos que destacam o importante papel da entidade

 

 

 

 

"Hoje os profissionais que atuam aqui estão com mais autonomia para exercer suas funções. A Afape também está mais aberta à comunidade, que vem conhecendo o trabalho prestado por nossa instituição. Além disso, as famílias de nossos alunos/clientes estão mais presentes e participativas. Isso tudo representa um importante reconhecimento aos nossos serviços. Estamos de portas abertas para quem quiser nos visitar e os voluntários também são bem-vindos.”

 

 

Ivanilda Maria de Lima, coordenadora pedagógica

 

 

 

 

 

 

 

"Comecei aqui como voluntário da Afape e me tornei funcionário há seis anos. Apesar das dificuldades que passamos, a entidade melhorou muito e está tendo um reconhecimento cada vez maior da comunidade.” 

 

 

Walter Moura da Cruz, instrutor de futebol e de inclusão social

 

 

 

 

 

 

 

"Tenho um filho especial de 20 anos que está na Afape desde os 10 anos. Por conta disso acabei me tornando voluntária da entidade, dando aulas de ioga e dança. O trabalho deu tão certo que passei a ser professora de ioga e dança circular para crianças especiais e a interação é total.”

 

 

Carmem Lúcia Pinto da Rocha, instrutora de dança e mãe de aluno

 

 

 

 

 

 

 

"Meu filho Rômulo nasceu com paralisia cerebral parcial e era muito debilitado quando veio para a Afape aos 6 anos. Hoje ele tem 24 anos, está andando e falando e é um homem formado. Para nós, a associação é como uma segunda casa.”

 

 

Angélica de Fátima Costa, mãe de aluno e voluntária

 

 

 

 

 

 

 

"Entrei aqui aos 7 anos, aprendi muita coisa e fiz muitos amigos. Gosto bastante das aulas de música, ioga e teatro. Aqui tenho amizade, carinho e amor além de esporte, psicólogos e médicos.”

 

 

Josimar da Silva Gonçalves, 35 anos, aluna da Afape e moradora de São Geraldo

 

 

 

 

 

 

 

"Estou aqui desde os 14 anos e aprendi muitas coisas. O que mais gosto são as aulas de futebol das quartas-feiras.”

 

 

Gelson Consenso Leopoldino, 33 anos, aluno da Afape

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Afape
Publicidade