Após a Copa Interior de Vôlei, AFV sedia competição em Friburgo

Jogos acontecem neste sábado, 4, a partir das 9h30, no ginásio do Nova Friburgo Country Clube
sexta-feira, 03 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Equipe de Nova Friburgo recebe as rodadas da Copa do Interior no Country Clube
Equipe de Nova Friburgo recebe as rodadas da Copa do Interior no Country Clube

Os primeiros quatro meses foram animados, e maio começa com boas novidades para a Associação Friburguense de Voleibol. O grupo mantém a modalidade viva em Nova Friburgo, e além de revelar talentos, promove competições e participa de outras pelo estado. Nesse contexto, a AFV participou na última semana da primeira rodada da Copa do Interior de Voleibol, em Volta Redonda, no sul do estado.

As meninas enfrentaram as equipes de Juiz de Fora (1 a 2) e Valença (0 a 2). “O evento foi dedicado às equipes do interior do estado do Rio e iremos para o sul fluminense, pois na região serrana não temos equipes de voleibol nas categorias de base (mirim a infanto) para criarmos uma competição regionalizada. Ficamos ansiosos e felizes pelo convite à nossa associação”, comenta Gustavo Costa, o Japa, técnico e um dos coordenadores do projeto.

Na página oficial da Associação Friburguense há destaque para as dificuldades enfrentadas pela equipe, inclusive com agradecimento às jogadoras da categoria infanto: Mariana Mezavila, Luíza Labandeira, Deborah Mackenzie, Maria Clara Gil Barreto e Alícia Ynoue. “Também agradecemos aos pais das atletas por nos acompanharem por cinco anos e permanecerem firmes neste propósito”, completa Japa.

O texto também menciona as atletas Maithê Kler Carpi, Ana Júlia de Barros Calvo, Maria Clara Vassalo e Duda Stein, da categoria mirim, e aos pais Éder Carpi, Joelma Quintanilha e Jacqueline Stein. “Eles nos ajudaram na preservação de nossa categoria, e mesmo sabendo que seria algo "improvável", acreditaram na vitória em todos os momentos torcendo e incentivando em todo o tempo”, disse Japa.

Competição em casa

Depois da viagem até Volta Redonda, a Associação Friburguense de Voleibol passa a ser anfitriã, e neste sábado, 4, a partir das 9h30, recebe a partida de estreia do time infantil e o segundo desafio do infanto pela Copa Interior de Voleibol. Os jogos acontecem no ginásio do Nova Friburgo Country Clube. “Teremos uma cantina especial onde toda a renda será revertida para nossas participações em torneios e campeonatos ao longo do ano”, destaca Japa.

No Infantil, os jogos começam às 9h30, com o duelo entre a Associação Friburguense de Vôlei e o Volta Redonda. Na sequência, se enfrentam Resende x Valença, Volta Redonda x Resende e Valença x Associação Friburguense de Vôlei. Já na categoria infanto, o primeiro jogo será às 13h30, entre a Associação Friburguense de Vôlei e o Volta Redonda, seguido por Juiz de Fora x Valença, Volta Redonda x Valença e Associação Friburguense de Vôlei x Juiz de Fora.

A Associação Friburguense de Voleibol conta com um planejamento de competições e desafios para este ano. No começo de 2019, as meninas da equipe tiveram uma experiência diferente, ao participarem de uma clínica internacional de voleibol, realizada no Marina Barra Clube, no Rio de Janeiro, com direito a um amistoso contra a Universidade de Washington na categoria infanto, vencido pelo time de Nova Friburgo.

A equipe friburguense também participa da Liverj (Liga de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro), nas categorias mirim e infantil. A competição é disputada em fases, a de classificação e os playoffs, até o dia 8 de dezembro, com a cerimônia de premiação prevista para acontecer no dia 15 do mesmo mês, em local a ser agendado.

O campeonato é disputado em turno único, e no final do turno, as equipes classificadas na 11ª e 12ª colocação caem para a divisão imediatamente inferior. A 9ª e 10ª colocação disputam as finais da Taça Bronze, enquanto as oito melhores avançam para os playoffs. As equipes perdedoras deste confronto disputam as semifinais da Taça Prata, e as vencedoras as semifinais da Taça Ouro.

A Liga de Voleibol do estado

A Liverj foi criada em 2013 para preencher uma lacuna no calendário do voleibol carioca, e busca proporcionar aos praticantes do esporte a oportunidade de disputar uma competição com equipes vindas de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Através da Liga, diversos atletas foram revelados e agora integram vários clubes da Federação Carioca. Durante os seis anos de atividades, mais de 100 escolas esportivas e equipes passaram pelas quadras. Além da Liverj, a Associação Friburguense também vai disputar a segunda edição da Liga Serrana de Voleibol na categoria adulto feminino.

Foto da galeria
Meninas da Associação Friburguense de Vôlei participam de competições diversas na temporada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: voleibol
Publicidade