Após ano vitorioso, time de vôlei do Country prevê novos desafios em 2016

Através dos professores Rondinelli Esteves e Gustavo Costa e do auxiliar Bruno Almeida, a modalidade é restaurada em Friburgo depois de um hiato desde o início do ano 2000
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Meninas do NFCC colecionaram bons resultados em 2015 (Foto: Divulgação)
Meninas do NFCC colecionaram bons resultados em 2015 (Foto: Divulgação)

O ano de 2015 já terminou, mas as conquistas irão impulsionar os projetos e objetivos do voleibol do Nova Friburgo Country Clube nesta temporada. O trabalho, que há anos é parte da tentativa de resgate da modalidade no município, começa a apresentar resultados interessantes e permite ousar um pouco mais nos próximos passos. Através dos professores Rondinelli Esteves e Gustavo Costa (Japa) e do auxiliar técnico Bruno Almeida, a modalidade é restaurada depois de um hiato desde o início do ano 2000. Tradicional neste esporte, Nova Friburgo começa a ter motivos para se orgulhar e acreditar no renascimento do vôlei.

Ao longo do ano passado, as equipes femininas do mirim (sub-13), infantil (sub-15) e infanto-juvenil (sub-17) enfrentaram equipes do município do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos e outros estados, como o Paraná, por exemplo, em diversas competições. O saldo é extremamente positivo, levando em conta os 14 campeonatos disputados. O NFCC conquistou seis títulos (três da Liverj, um da Liga Rio, outro em Rio das Ostras e um em Papucaia), quatro vice-campeonatos (três nas Liverj e um na Taça da Amizade e somou ainda dois terceiros lugares, ambos na Liverj (Liga de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro). Destaque para o time sub-15, responsável por três das seis conquistas do Country Clube. O sub-18, fruto de um trabalho mais recente, comemorou duas vezes no lugar mais alto do pódio.

De acordo com o técnico Gustavo Costa (Japa), o projeto passou por um ano de desafios, todos eles superados através de muito esforço e empenho de atletas, pais e responsáveis. As dificuldades encontradas pela falta de patrocínio e apoio não foram obstáculos para a conquista de resultados positivos.

“A falta de um patrocinador não nos impediu de disputarmos com garra e força as competições ao longo de 2015. No meio do ano conseguimos o apoio da Correta Imobiliária e da Soma Estética exclusivamente para a Copa Cidade Maravilhosa de Voleibol, mas foram imprescindíveis nesse papel proporcionando essa grande experiência”, relata.

A competição citada pelo treinador possui nível nacional e internacional. O Country Clube foi representado pela categoria infantil, e teve a oportunidade de encarar adversários tradicionais como Botafogo, Flamengo, Tijuca, Clube Curitibano. “Enfrentamos todo eles com muita raça e determinação,consolidando as raízes de nosso projeto. Vale o destaque das vitórias contra o time de Paranaguá, do estado do Paraná, e contra a equipe do Geo-Caju (Ginásio Olímpico Experimental).”

O coordenador do projeto, Rondinelli Esteves, ressalta que para este ano a intenção é alçar voos maiores. Estão programadas as participações na Copa Cidade Maravilhosa (infanto-juvenil), no campeonato sul-fluminense (todas as categorias), além da Liga Rio de Voleibol (todas as categorias). “Nossa escolinha de formação tem cada vez mais procura pelo fato da proximidade das olimpíadas. É uma vitrine que as equipes de base oferecem as pequenas atletas de 7 a 10 anos. Realizamos também um trabalho com o voleibol máster feminino nas terças a noite, que prioriza o reencontro de antigas e novas atletas num ambiente muito alegre. A prática da atividade esportiva e a socialização fazem com que a equipe máster aumente o numero de inscritas mensalmente”, destaca. “Gostaríamos de agradecer ao jornal A VOZ DA SERRA pelo apoio ao longo desses anos, sempre divulgando nosso trabalho, resultados e apoio ao nosso esporte”, finaliza.

Do Friburguense ao Country Clube, vontade de resgatar o vôlei move a equipe

A tentativa de começar a reescrever a história do voleibol friburguense começa com Gustavo Titoneli, um apaixonado pelo esporte, e capaz de unir outras dezenas de pessoas em um ambicioso projeto de voleibol. O interesse surgiu, de fato, através do sonho da filha mais velha. A boa estatura levou Gabriela a praticar o esporte e ser aprovada em um teste em Macaé, mas foi na fila do ginásio de Caio Martins, em Niterói, que a semente do Friburgo Vôlei foi plantada.

À época, o empresário propôs uma visita ao técnico do Niterói Vôlei Clube, a fim de conhecer as instalações físicas da cidade para a prática do esporte. Valner dos Santos ficou encantado com a estrutura e a variedade de quadras e ginásios.    

Gustavo aproveitou a avaliação positiva e fez uma proposta a Valner: montar um núcleo semelhante ao de Niterói em Nova Friburgo. O trabalho teve início em 2009 e o professor de educação física Rondinelli Esteves recebeu o convite para integrar o projeto como auxiliar técnico. Um ano depois, ele assumiria de vez como o responsável por comandar as meninas do Friburgo Vôlei.

Durante os primeiros anos do projeto, o ginásio Helena Deccache foi a casa do Friburgo Vôlei. Em 2009, o então presidente do Friburguense, professor Raul Marcos, abriu as portas para a equipe e disponibilizou o espaço de maneira gratuita durante o primeiro ano de parceria. Desde o início de 2013 o Nova Friburgo Country Clube passou a ser a sede do time.

  • Comemoração de uma das inúmeras conquistas no ano passado: equipe disputou 14 competições (Foto: Divulgação)

    Comemoração de uma das inúmeras conquistas no ano passado: equipe disputou 14 competições (Foto: Divulgação)

  • Projeto cresce com o passar dos anos, e já conta com categorias diversas (Foto: Divulgação)

    Projeto cresce com o passar dos anos, e já conta com categorias diversas (Foto: Divulgação)

  • Equipe masculina é uma das novidades recentes do voleibol do Nova Friburgo Country Clube (Foto: Divulgação)

    Equipe masculina é uma das novidades recentes do voleibol do Nova Friburgo Country Clube (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: volêi | Nova Friburgo Country Clube | Friburguense Atlético Clube
Publicidade