Apoio aéreo chega para combater fogo nas montanhas

Comandante local do Corpo de Bombeiros diz que incêndio que originou tantos focos em Friburgo pode ter sido criminoso
sábado, 14 de outubro de 2017
por Alerrandre Barros
O abastecimento das aeronaves no pátio do 11º BPM (Foto: Divulgação 6º GBM)
O abastecimento das aeronaves no pátio do 11º BPM (Foto: Divulgação 6º GBM)

Quarenta bombeiros, com o apoio de dois helicópteros, atuam desde a manhã deste sábado, 14, no combate aos incêndios que queimam vegetações, desde a noite da última quinta-feira, 12, nos morros de Nova Friburgo. Segundo o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), coronel Fábio Gonçalves, o incêndio pode ter sido causado por ação humana. “Acreditamos que o incêndio na mata é criminoso. Começou no Morro da Cruz e foi se espalhando pelos arredores”, disse.

A vegetação está seca por causa da estiagem e, como está ventando muito no município, os focos se espalharam como rapidez pela vegetação nos bairros Lagoinha, Vila Amélia e Granja Spinelli. Bombeiros de Magé e Teresópolis se juntaram aos agentes de Friburgo e estão atuando, principalmente, próximos de residências. As aeronaves derramam água sobre focos de difícil acesso por terra.

O primeiro helicóptero (foto) chegou na cidade por volta das 9h30 deste sábado 14. A aeronave estava em Santa Maria Madalena ajudando no combate aos incêndios no Parque Estadual do Desengano. O segundo helicóptero veio do Rio de Janeiro, uma hora depois, com autorização do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado, o coronel friburguense Roberto Robadey.

“Em 32 anos de carreira, posso falar que a maioria dos casos de incêndio em vegetação, isto é, 99%, são causados por ações humanas. Nesta época do ano, é muito comum que moradores coloquem fogo em lixo e na vegetação como forma de ‘limpar’ a vegetação. Com o vento, o foco se espalha e causa isso que estamos vendo”, disse ele À VOZ DA SERRA.

Na última semana, os bombeiros registraram pelo menos uma ocorrência de incêndio em matas em todas as cidades do estado. Além de Friburgo e Santa Maria Madalena, as maiores queimadas ocorreram, de acordo com o comandante-geral, também na cidade vizinha do Carmo e no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no sul fluminense.

“Todas as nossas equipes estão a postos e as quatro aeronaves da corporação estão prontas para atuar em caso de necessidade. Se necessário podemos usar também o helicóptero da PM e pedir o apoio da Marinha. Mas há previsão de chuva para este fim de semana no estado, o que deve apagar os focos de incêndio. É importante destacar que quando a vegetação é queimada, aumenta a possibilidade de deslizamento de terras nas encostas. O risco é grande”, comentou Robadey.

Segundo o coronel, que é friburguense, o apoio aéreo só não chegou mais rápido à cidade por questões de logística. Além de outros incêndios de grande porte no estado, o Corpo de Bombeiros estava envolvido em operações na Região dos Lagos, por conta do feriado prolongado. Socorros desse tipo normalmente levam tempo para serem planejados, devido aos deslocamentos de aeronaves e ao alto consumo de combustível. Na noite de sábado, quando a situação parecia normalizada, após o intenso trabalho dos bombeiros durante todo o dia, novos focos começaram a surgir nos fundos do antigo Colégio Nova Friburgo (Fundação) e no morro central de Friburgo, junto à Rua Augusto Spinelli, fortemente atingido por deslizamentos na tragédia de 2011.

Em Nova Friburgo, as queimadas costumam atingir o ápice de ocorrências, geralmente, em setembro devido a falta de chuvas, mas este ano, os bombeiros registraram em outubro muitas ocorrências para combate ao fogo em vegetações. Até a última sexta-feira, 13, o Corpo de Bombeiros registrou 27 ocorrências de incêndios nas matas do município.

Fuligem e turistas

O fogo começou na noite de quinta-feira, 12, e chegou próximo a imóveis residenciais e à Praça do Suspiro, dando muito trabalho às equipes dos bombeiros. As chamas chegaram bem perto do Anfiteatro, atrás da Praça das Colônias. A fumaça decorrente das chamas deixou o Centro da cidade coberto de fuligem. A prioridade era fazer a proteção em torno do teleférico, que interrompeu as atividades temporariamente.

Friburgo está com 90% dos quartos de hotéis ocupados, por causa do feriadão de Nossa Senhora da Aparecida e dos eventos que movimentam a cidade desde o fim da última semana - o Festival do Morango com Chocolate, na Praça Dermeval Barbosa Moreira; A Festa da Flor, na Estação Livre; o encontro de motociclistas Águias de Cristo, no Suspiro; e os Jogos Universitários Friburguenses (Junfri), em vários pontos da cidade.

Com temperatura acima dos 30°C e céu azul em Friburgo, há previsão de pancadas de chuvas na Região Serrana do estado neste sábado, 14, principalmente à tarde e à noite, segundo o Climatempo. A temperatura deve cair. No domingo, 15, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos nublados, com chuva a qualquer hora. A mínima será de 17 e a máxima de 24 graus.

 

  • Foto de leitor

    Foto de leitor

  • As chamas vistas do Suspiro (Foto de leitor)

    As chamas vistas do Suspiro (Foto de leitor)

  • Foto de leitor

    Foto de leitor

  • Foto de leitor

    Foto de leitor

  • As chamas se aproximando do Teleférico na tarde de sexta (Foto: Adriana Oliveira)

    As chamas se aproximando do Teleférico na tarde de sexta (Foto: Adriana Oliveira)

  • A situação no entardecer desta sexta (Foto da leitora Vera Barcellos)

    A situação no entardecer desta sexta (Foto da leitora Vera Barcellos)

  • Um novo foco do outro lado do Teleférico na manhã deste sábado (Foto: Adriana Oliveira)

    Um novo foco do outro lado do Teleférico na manhã deste sábado (Foto: Adriana Oliveira)

  • O Morro do Teleférico com diversos focos na manhã deste sábado (Foto: Karine Knust)

    O Morro do Teleférico com diversos focos na manhã deste sábado (Foto: Karine Knust)

  • Fumaça intensa na mata atrás do Anchieta (Foto do leitor Ronaldo Lo Bianco)

    Fumaça intensa na mata atrás do Anchieta (Foto do leitor Ronaldo Lo Bianco)

  • A situação na noite de sexta (Foto da leitora Vera Barcellos)

    A situação na noite de sexta (Foto da leitora Vera Barcellos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Turismo
Publicidade