Aplicativo do Procon vai facilitar registros de reclamações

Lançado essa semana, o aplicativo “Procon RJ” pode ser baixado gratuitamente para sistemas Android e iOS
terça-feira, 12 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Rogério Cupti e Cássio Coelho apresentaram o aplicativo do Procon na última segunda-feira, no Rio (Foto: Divulgação)
Rogério Cupti e Cássio Coelho apresentaram o aplicativo do Procon na última segunda-feira, no Rio (Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira, 15, será comemorado o Dia Mundial do Consumidor, e esta semana o Procon estadual do Rio de Janeiro lançou o aplicativo “Procon RJ”. A nova versão do aplicativo da autarquia para smartphones está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. Com ele, os consumidores do estado do Rio têm um novo canal para registrar suas reclamações online. O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente nas lojas virtuais do Google Play e Apple Store.

Criado sem custo para a autarquia por Rogério Cupti - ouvidor do Procon-RJ, além de advogado e desenvolvedor de sistemas – o novo aplicativo é simples e prático, permitindo ao consumidor registrar sua reclamação a qualquer momento pelo celular ou por tablet, ampliando as opções de canais virtuais de acesso da população. O aplicativo também permite o envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação as queixas dos consumidores.

“Lançar um novo aplicativo para enviar reclamações ao Procon era uma das nossas metas estabelecidas para os primeiros seis meses da nova gestão”, informou o atual presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, que destacou a importância dos canais de reclamação online da autarquia. “Os estabelecimentos possuem a obrigação de ter um Livro de Reclamações para os clientes registrarem suas queixas. Mas fazer isso pela internet é mais eficaz. Acredito que teremos um aumento considerável no registro de reclamações”, ressaltou Cássio.

Para registrar a reclamação, seja nos postos presenciais do Procon-RJ ou em um de seus canais pela internet, o consumidor deve ter em mãos todos os dados referentes a reclamação, como nota fiscal, protocolos de atendimento na empresa, dados de identificação do produto –, além de seu documento pessoal com foto – carteira de identidade ou de motorista. “Todos estes dados são importantes para se registrar uma reclamação”, explicou Cássio Coelho. “A falta de um desses elementos, dificulta o registro em nosso sistema. No aplicativo, por exemplo, esses dados precisam ser preenchidos, senão o procedimento para registrar a reclamação não se conclui”. Além do aplicativo “Procon RJ”, as reclamações também podem ser feitas pela internet através do site Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou pelo e-mail reclame@procon.rj.gov.br.

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