Antes da chuva, Incêndio em parque de Varginha assusta moradores

Chamas destruíram pelo menos dez hectares. Ninguém ficou ferido
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
As chamas fotografadas por um leitor
As chamas fotografadas por um leitor

Na tarde da última quinta-feira, 23, antes do temporal que alagou a cidade, moradores do bairro Varginha viveram momentos de tensão por conta de um incêndio em vegetação no Parque Curuzu. Segundo relatos de moradores, o fogo começou por volta das 13h e quase atingiu as residências que ficam próximas da área atingida.

Ainda de acordo com os moradores, o fogo começou perto do local conhecido como  "bica", uma queda d’água que costuma ser usada por moradores e frequentadores nos dias de forte calor. Acionado, o Corpo de Bombeiros enviou equipes por volta das 16h ao local e iniciou a ação para tentar controlar o incêndio que logo tomou grandes proporções.

De acordo com o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Alexandre Pitaluga, o combate às chamas durou pouco mais de três horas e meia e contou até com o apoio de um helicóptero da corporação militar. Ainda de acordo com Pitaluga, foram cerca de dez hectares atingidos pelo fogo, em local de difícil acesso. O comandante afirmou que ainda está apurando a causa do incêndio. A boa notícia é que ninguém ficou ferido.

 Assim como no resgate ao piloto de parapente na madrugada da última quinta-feira, 23, Pitaluga ressaltou ainda que os materiais operacionais dos bombeiros que atuaram na operação no Parque Curuzu fazem parte do aperfeiçoamento tecnológico que a Secretaria de Defesa Civil está implantando no Estado do Rio de Janeiro, com aquisição de drones, helicópteros e viaturas.

Moradores do bairro Varginha acreditam que o incêndio possa ter sido causado pela ação humana. Segundo eles, embora muita gente possa pensar que o incêndio tenha sido originado pelo forte calor e a estiagem dos últimos dias, é comum flagrar pessoas com frequência realizando queimadas nas áreas próximas a vegetação.    

 

LEIA MAIS

Equipamentos permitirão monitoramento de áreas de incêndio em épocas de seca

Equipamentos permitirão monitoramento de áreas de incêndio em épocas de seca

Fogo destruiu carro alegórico na área externa da agremiação no Bairro Ypu

Publicidade
TAGS: fogo