Alunas da Submerso Ginástica Artística recebem ex-técnico da Seleção

O objetivo foi acompanhar o treinamento das friburguenses e compartilhar um pouco do vasto conhecimento sobre a modalidade
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
por Vinicius Gastin
Equipe reunida para a foto histórica: troca de conhecimento e experiências (Fotos: Divulgação)
Equipe reunida para a foto histórica: troca de conhecimento e experiências (Fotos: Divulgação)

A manhã da última segunda-feira, 20, vai ficar marcada na memória das pequenas ginastas da Equipe Submerso de Ginástica Artística. As atletas, comandadas pela professora Luciana Canella, recepcionaram o técnico Ricardo Pereira, que ostenta no currículo passagens por Flamengo e Seleção Brasileira, e a esposa Barbara, também técnica de Ginástica. O objetivo da visita foi acompanhar o treinamento das friburguenses e, como não poderia ser diferente, compartilhar um pouco do vasto conhecimento sobre a modalidade.

“Ficamos muito felizes com a presença deles na nossa ginástica. Tenho certeza que essa visita trouxe muito aprendizado e motivação para as nossas atletas se dedicarem cada vez mais ao nosso esporte. Recebemos muitos elogios, e a certeza de que o nosso trabalho está fluindo no caminho certo”, avalia Luciana, responsável pela equipe de Nova Friburgo.

Além do rubro-negro e da seleção nacional, Ricardo já treinou atletas do nível de Daniele Hipólito. Depois da visita a Nova Friburgo, o casal arruma as malas com destino ao Canadá, onde irão morar e treinar uma equipe local. A visita da dupla rendeu, inclusive, elogios de algumas mães de atletas.

“Realmente foi uma honra ter a presença do Ricardo. Sempre tive paixão por ginástica, e agora a Laura (filha) está ficando a cada dia mais encantada, graças à Luciana e ao trabalho”, diz Adriane Rocha. “O treino foi muito gratificante, uma experiência ótima para a equipe”, completa Monica Soriano.

A equipe

O projeto Submerso de Ginástica Artística surgiu quando Luciana Canella recebeu um convite do irmão, o professor de Educação Física Renato Canella, e aceitou o desafio de abrir e coordenar um centro de ginástica. As diversas atividades desenvolvidas pela equipe acontecem em um galpão no bairro Olaria.          

Durante as primeiras aulas, os professores incentivam a movimentação. Com o passar do tempo, a elasticidade e a técnica são desenvolvidas e a criança começa a evoluir, geralmente com a execução de "bananeiras” ou cambalhotas. Cada exercício é repetido inúmeras vezes por aula, sempre com o devido acompanhamento.

A paixão pela ginástica sempre foi o combustível para Luciana, que começou a praticar o esporte aos três anos de idade, ao lado do irmão Renato. "Fui atleta até os meus 18 anos, quando ingressei na faculdade de educação física para trabalhar exatamente com a ginástica. Durante o curso sempre busquei os trabalhos que pudessem me manter dentro da modalidade”, conta.

Apesar da vocação, Luciana não disputou competições de alto rendimento e passou a ensinar os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, em uma caminhada que vai além dos saltos e acrobacias perfeitas. "Trabalhei com a atual coordenadora da Seleção Brasileira, Georgete Vidor, durante nove anos”, destaca.

O contato com Georgete aconteceu quando ainda cursava educação física. A ex-técnica do Flamengo e da atleta Daniele Hipólito abriu núcleos de ginástica por todo o estado através de uma ONG, oferecendo o esporte de maneira gratuita a várias comunidades. Em Nova Friburgo o projeto funcionava no Sesi de Conselheiro Paulino, onde Luciana realizou estágio durante um ano e meio. A procura era grande, e após a formatura na faculdade surgiu a oportunidade de trabalhar com uma equipe em Cachoeiras de Macacu.

Os resultados foram além das expectativas, com o bicampeonato brasileiro e diversos títulos estaduais nos quase dez anos de trabalho com o grupo de sete meninas. "Nós treinávamos cerca de três horas e meia durante a manhã e as meninas voltavam para treinar também à tarde. Era uma equipe de alto rendimento, visando as Olimpíadas.” A desgastante rotina de viagens diárias fez Luciana abandonar o projeto no município vizinho e voltar para Nova Friburgo e iniciar o projeto há seis anos.

  • Ex-técnico do Flamengo e da Seleção Brasileiro, Ricardo acompanhou e participou do treinamento

    Ex-técnico do Flamengo e da Seleção Brasileiro, Ricardo acompanhou e participou do treinamento

  • Dezenas de ginastas participam do projeto Submerso de Ginástica Artística em Nova Friburgo

    Dezenas de ginastas participam do projeto Submerso de Ginástica Artística em Nova Friburgo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Submerso | Ginástica Artísitica
Publicidade