Águas de Nova Friburgo recebe equipamentos para estação de monitoramento da qualidade da água

O investimento nas novas unidades de monitoramento foi de R$ 470 mil e serão operadas pelos comitês de bacias, permitindo melhor gestão dos recursos hídricos.
quinta-feira, 05 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo (ao centro), participou da cerimônia de entrega com demais autoridades e membros do setor, entre eles, a gerente de operações da concessionária, Danielle Moreira (à sua esquerda)
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo (ao centro), participou da cerimônia de entrega com demais autoridades e membros do setor, entre eles, a gerente de operações da concessionária, Danielle Moreira (à sua esquerda)

A gerente de operações da concessionária Águas de Nova Friburgo, Danielle Silva de Souza Moreira, recebeu no último fim de semana do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, equipamentos para monitoramento da qualidade da água e dos sedimentos na área de captação da Estação de Rio Grande de Cima.

A cerimônia foi realizada no último sábado, 30 de abril,  na unidade local do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)  na Avenida Conselheiro Julius Arp. Na ocasião, foram entregues cinco estações para o monitoramento das bacias do Rio Dois Rios e do Baixo Paraíba do Sul, em parceria com a agência da Bacia do Paraíba do Sul (Agevap) e comitês das bacias hidrográficas.

Os aparelhos integram cinco estações automatizadas e foram doados por instituições da Alemanha participantes do Intecral — projeto de integração de ecotecnologias e serviços para o desenvolvimento rural sustentável do Rio de Janeiro, desenvolvido em parceria com a Secretaria estadual de Agricultura, através do programa Rio Rural.

De acordo com o presidente do Comitê de Bacias do Rio Dois Rios, Lícius de Sá Freire, o investimento nas  unidades de monitoramento foi de R$ 470 mil. O secretário estadual de Agricultura informou que as estações serão operadas pelos comitês de bacias e vão disponibilizar dados para a sociedade, permitindo melhor gestão dos recursos hídricos.

“Neste momento difícil que nosso país atravessa, temos que reconhecer a importância desta doação da Alemanha. Quero parabenizar nossos parceiros alemães que olham para o Estado do Rio e respeitam as diferenças regionais, embora sejamos reconhecidos lá fora como um país de grande volume de produção agrícola”, lembrou Christino Áureo.

Já o coordenador da Agevap, André Boher, parabenizou a concessionária de água e esgoto pela participação no projeto enquanto o presidente do Comitê de Bacias Rio Dois Rios ressaltou que a Águas de Nova Friburgo é parceira imprescindível nesta ação. A gerente de operações da concessionária de águas disse que vai aguardar a chegada de especialistas alemães para instalação dos equipamentos.
“A previsão é de que esta equipe de especialistas da Alemanha chegue em um mês. Desta maneira, seremos instruídos como será realizada a instalação desta estação no manancial que abastece Rio Grande de Cima, ou seja, o equipamento será implantado no rio, em água bruta, antes do tratamento realizado na nossa estação”, informou Danielle Moreira. 

Christino Áureo ressaltou que os equipamentos vão permitir uma melhor radiografia da situação das bacias hidrográficas e possibilitar também as demais políticas públicas na conservação do solo e da água. Christino elogiou muito a atuação do Rio Rural, da Agevap, dos CBHs, da Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo e demais órgãos ligados à secretaria estadual, pois todos estão engajados na luta pela conservação dos recursos naturais no Estado do Rio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: undefined
Publicidade