Agentes de trânsito vão atuar no trevo de Mury em dias de muito movimento

Smomu está estudando medidas para evitar congestionamentos no trecho de acesso à RJ-142
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
por Alerrandre Barros
Agentes de trânsito vão atuar no trevo de Mury para evitar congestionamentos (Foto: Secom/PMNF)
Agentes de trânsito vão atuar no trevo de Mury para evitar congestionamentos (Foto: Secom/PMNF)

Agentes de trânsito vão atuar no trevo de Mury, em Nova Friburgo, para reduzir o tempo de espera de motoristas em horários de maior fluxo. Nesta segunda-feira, 16, a secretária de Ordem Mobilidade Urbana (Smomu), Rosane Monteiro Pinto, se reuniu com representantes da Rota 116, que administra a RJ-116, e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela RJ-142 (Estrada Serramar), para discutir medidas para evitar congestionamentos no trevo.

“Foi detectado que os maiores períodos de retenção se concentram em vésperas de feriados e aos domingos, especialmente na época de férias, que antecede o início do ano letivo. Na reunião foram sugeridas algumas ações que deverão amenizar de forma imediata a variação de fluidez do trânsito. A iniciativa contemplará sinalização com pintura e colocação de placas e também a permanência de agentes da secretaria nos horários de pico”, disse Rosane Monteiro.

A secretária da Smomu, porém, não informou quando as medidas serão adotadas.

Na semana passada, A VOZ DA SERRA mostrou que semáforos permanecem fechados, impedindo a passagem de veículos, por quase três minutos no trevo, causando congestionamentos extensos em horários de maior movimento e em feriados prolongados. O problema ocorre, principalmente, no sinal que controla o fluxo para a Serramar.

Na manhã última quinta-feira, 16, um motorista que veio do Centro esperou ao menos dois minutos e 50 segundos para seguir pela RJ-142, estrada que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu. Quem vinha no sentido contrário ficou parado dois minutos e 20 segundos no sinal até poder seguir para o Centro ou para o distrito de Mury. Em ambos os sentidos, o sinal ficou verde por cerca de 30 segundos.

Já o motorista que passou pelo trevo trafegando pela RJ-116, via com maior fluxo de veículos, ficou parado ao menos um minuto e 15 segundos nos três semáforos que controlam o trânsito nos acessos ao Centro, ao distrito de Mury e a RJ-142. O sinal verde liberou o fluxo nesses sentidos por 58 segundos.

Os cinco semáforos foram instalados no trevo em julho do ano passado. O longo tempo de espera dos motoristas no local causou congestionamento de mais de dois quilômetros na subida da Serramar no dia 1º de janeiro, quando motoristas voltavam das festas de ano-novo na Região dos Lagos. Motoristas levaram uma hora a mais para completar o percurso e passageiros reclamaram que enfrentaram ônibus lotados, sob sol forte, até chegar a Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade